Últimas Notícias

Série de Webinares ABES Centro-Oeste: Seção Goiás discute impacto da mudança climática nos serviços públicos de saneamento 

Segundo encontro da iniciativa, que visa explorar temas atuais e de interesse regional, foi realizado nesta quarta (10) e reuniu especialistas para aprofundar o assunto.

Nesta quarta-feira, 10 de abril, aconteceu o segundo encontro da série de webinares das seções estaduais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES no Centro-Oeste. Na ocasião, a Seção Goiás reuniu especialistas para discutir o impacto da mudança climática na demanda pelos serviços públicos de saneamento básico. 

Esta série começou em março e acontece até novembro, explorando temas atuais e de interesse regional do saneamento básico, como parte do ABES Conecta, o ponto de encontro do saneamento, que traz conteúdo online qualificado e oportunidades de capacitação e atualização profissional.

A presidente da Seção Goiás, Juliana Matos, foi a moderadora deste webinar, ao lado de Adjane de Oliveira, engenheira ambiental e diretora da ABES Goiás.

A abertura contou com a presença de Mário Cezar Guerino, vice-presidente nacional da ABES, e Marcos Helano Fernandes Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste e coordenador de Comunicação do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento – Ondas.

Sobre o tema, Mário Guerino destacou que a Associação tem alertado sobre o impacto das questões ambientais na mudança climática, na economia e nos desastres ambientais, que já são uma realidade. “Neste momento a gente traz um assunto extremamente relevante e é assim que a ABES cumpre o seu papel de contribuir no sentido de colocar em discussão os grandes temas que impactam negativamente a população”, afirmou. 

O diretor, Marcos Helano, também expressou satisfação pela iniciativa e comentou: “nos movimenta, inclusive, no sentido de nos preparar para o congresso brasileiro de engenharia e ambiental em Brasília no ano que vem”. 

Transmitido ao vivo pelo canal da ABES no YouTube, o time de palestrantes contou com a contribuição de Kamila Almeida dos Santos, doutora em Ciências Ambientais e analista na ABHA Gestão de Águas – Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas; Adivânia Cardoso da Silva, engenheira sanitarista e ambiental, doutoranda em Ciências Ambientais; Paulo Almeida, engenheiro ambiental especialista em Gestão Estratégica e mestre em Gestão e Regulação de RH; e Marlon André Capanema, professor do IFG Goiânia, pós-doutorado em Engenharia Ambiental na área de Resíduos Sólidos. 

Confira as apresentações na íntegra: