Últimas Notícias

Chapa – 2024-2026

Mini currículos ao final desta página

Assista aqui ao webinar de apresentação da chapa:

A votação estará aberta entre os dias 17 de 21 de junho (clique aqui para acessar o sistema).


Conheça aqui a Chapa “Inovação e Sustentabilidade: O futuro do saneamento passa pela ABES”.

CHAPA DIRETORIA 2024-2026

NOMESUFCARGO
Marcel Costa SanchesSPPresidente
Vanessa Britto Silveira CardosoBAVice Presidente
Josivan Cardoso MorenoRJSecretário Geral
Álvaro José Menezes da CostaALSecretário Geral Adjunto
Luiz Roberto Gravina PladevallSPTesoureiro Geral
Maria Lucia Bernardes Coelho SilvaRSTesoureira Geral Adjunto
Luiz Henrique BuccoPRDiretor Regional Sul
Karine Diniz SoarezMGDiretor Regional  Sudeste
Mario Cezar GuerinoGODiretor Regional Centro-Oeste
Maria Geny Formiga de FariasRNDiretor Regional  Nordeste
Rainier Pedraça AzevedoAMDiretor Regional  Norte

CONSELHO FISCAL 2024-2026

NOMESUFCARGO
Antonio Carlos NeryPRConselheiro Fiscal
Eliana Irie KitaharaSPConselheiro Fiscal
Frieda Keifer CardosoMGConselheiro Fiscal
João Paulo Tavares PapaSPConselheiro Fiscal
Lucio Henrique BandeiraRJConselheiro Fiscal
Samanta SouzaSPConselheiro Fiscal

CONSELHO DIRETOR 2024-2026

NOMESUFCARGO
Adriana Oliveira ManicardiSPConselheiro Diretor
Alvaro Diogo Sobral TeixeiraSPConselheiro Diretor
Ana Maria MalateauxSPConselheiro Diretor
André LermontovRJConselheiro Diretor
Camila Dantas Lúcio RoncatoGOConselheiro Diretor
Carlos Roberto Soares Mingione SPConselheiro Diretor
Célia Regina Alves RennóMGConselheiro Diretor
Claudia Maria Pereira LaydnerRSConselheiro Diretor
Edson Melo FillizolaGOConselheiro Diretor
Elias Antonio Coelho MarochioESConselheiro Diretor
Elizangela Maria R, RochaPBConselheiro Diretor
Flávio Ferreira PresserRSConselheiro Diretor
Haroldo Costa BezerraPAConselheiro Diretor
José Fernando Thome JucáPEConselheiro Diretor
Laiz Hérida Siqueira de AraújoCEConselheiro Diretor
Luiz Antonio de Oliveira JrSPConselheiro Diretor
Marcello Xavier VeigaSPConselheiro Diretor
Marco Antonio Lopez BarrosSPConselheiro Diretor
Marilene de Oliveira Ramos Murias dos SantosRJConselheiro Diretor
Miguel Mansur AissePRConselheiro Diretor
Moises Menezes SalvinoPBConselheiro Diretor
Nayara Gracyelle DiasGOConselheiro Diretor
Olivia Pompeu De Mendonça CoelhoSPConselheiro Diretor
Reynaldo Eduardo Young RibeiroSPConselheiro Diretor
Ricardo Lazzari MendesSPConselheiro Diretor
Sergio Antonio GonçalvesDFConselheiro Diretor
Severino Soares Agra FilhoBAConselheiro Diretor
Telma Cristina Silva TeixeiraBAConselheiro Diretor
Virgilio Gadelha PintoPBConselheiro Diretor
Vitor Carvalho QueirozMGConselheiro Diretor

Mini currículos:

Marcel Costa Sanches

Engenheiro civil, com especialização em regulação de serviços públicos por instituições renomadas como a Universidade da Flórida, London School of Economics, Instituto Superior Técnico de Lisboa e Florence School of Regulation. É funcionário de carreira da SABESP, tem vasta experiência na formulação e implementação de políticas públicas em saneamento básico, infraestrutura urbana e habitação. Desde março de 2016, atua como Superintendente de Regulação da Companhia, coordenando processos de contratualização, regulação técnica e econômica, fiscalização e revisões tarifárias. Além disso, é Governador do Conselho Mundial da Água, Secretário-Geral da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e membro do Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN-SP).

Vanessa Britto Silveira Cardoso

Engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestre em Ecologia aplicada à Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (2017). Especialista em Avaliação de Impacto Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas pela Universidade Salvador (2013). Diretora ABES Nacional para a Região Nordeste Biênios 2020-2022 e 2022-2024, Presidente ABES BA Biênio 2015-2017 e Vice-presidente ABES BA Biênios 2017-2019 e 2019-2021. Membro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS). Atualmente trabalha a serviço da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e com consultoria na área do saneamento básico e meio ambiente.

Josivan Cardoso Moreno

É Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui graduação em Tecnologia em Controle Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte. Atualmente é Gerente do CREA-RJ e Secretário Geral do Comitê Nacional de Qualidade Ambiental da ABES (CNQA/ABES). Foi Executivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Presta consultoria na elaboração, planejamento e execução de planos, programas e projetos nas áreas de recursos hídricos e engenharia sanitária e ambiental.

Álvaro José Menezes da Costa

Engenheiro civil, MSc em recursos hídricos e saneamento, CP3P-F, atuou por 30 anos na CASAL e na COMPESA, desde 2015 consultor na AMEC ÁLVARO MENEZES ENGENHARIA E CONSULTORIA, na ABES desde 1985, tendo sido presidente da seção Alagoas e membro da diretoria nacional desde 2008. Membro da Academia Nacional de Economia e dos Engenheiros Escritores de Alagoas.

Luiz Roberto Gravina Pladevall

Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com MBA em Direção de Empresas de Engenharia, também na FAAP.  Sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções e da AGM Engenharia de Projetos. É vice-presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente e Conselheiro do SINAENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) – Regional São Paulo. É presidente da ABES-SP.

Maria Lucia Coelho Silva

Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Ecologia Humana. Exerceu, de 1978 a 2013, atividades na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), na área de gestão de Recursos Hídricos – controle e qualidade das águas superficiais. Presidente da seção Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)  Diretora Região Sul  e Tesoureira Nacional da  ABES.  Conselheira Titular do CONAMA  Consultora  e Assessoria Técnica na área ambiental com ênfase em  Recursos Hídricos.

Luiz Henrique Bucco

Engenheiro químico com Especialização em Engenharia Sanitária de Ambiental, Atuou na gestão de negócios em educação profissional e tecnológica no SENAI Paraná com enfoque no desenvolvimento de equipe para atuação na área do Saneamento e Meio Ambiente, com ênfase em: Efluentes, Poluição Atmosférica, Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental – ISO 14001 e Aquecimento Global/Eficiência Energética. Coordenou Projeto de Cooperação: Multilateral Brasil PNUD, Bilateral Brasil – Alemanha (ABC – GWZ) e Brasil – Canadá (ABC- CIDA). Presidente da ABES PR 17/19 e 19/21. Diretor da Abes Região Sul 22/24.Presidente do 31°CBESA. Membro da Academia Paranaense de Engenharia, ocupando a cadeira n. 1

Karine Diniz Soares

Engenheira civil e sanitarista pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão por processos pelo IBMEC. Atua há vinte anos como empregada de carreira na Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG, atualmente coordenadora da Estação de Tratamento de Efluentes do Arrudas, em Belo Horizonte. Na ABES MG já atuou no programa JPS e na Diretoria, como tesoureira e secretária, desde 2009.

Mario Cezar Guerino

Engenheiro Civil, pela UFG – Universidade Federal de Goiás; Especialista em Gestão e Auditoria Ambiental, pela Universidade Estadual de Minas Gerais; Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, pela UFG. Engenheiro da Saneago; Presidente da ASES – Associação dos Engenheiros da Saneago, gestão 2007/2009 e da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Goiás, 2009/2011; Membro do Conselho de Administração da Saneago – representante dos empregados, 2019/2021. Vice-Presidente Nacional da ABES (2018-22); Atualmente: membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte e do Conselho Consultivo da APA João Leite.

Maria Geny Formiga de Farias

Engenheira Civil pela UFRN; pós-graduada em: Engenharia de Sistemas (UFRN); Engenharia Sanitária (FSP/USP) e Gestão de Recursos Hídricos (UFSC e UFAL). Ingressou na CAERN em 05out1977 tendo exercido cargos de chefias em unidades, gerências e diretorias nas áreas de pesquisas, projeto, obras, operacional, entre outros. Vice-presidente da Associação dos Servidores da CAERN; Assessora Técnica da Secretaria de Governo e de Projetos Especiais do RN; Diretora Geral do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN); e Consultora Técnica no Sistema de Esgotos Condominial. Atualmente é Engenheira Civil na Diretoria de Empreendimentos/DE, encontrando-se disponibilizada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Atual Presidente da ABES RN.

Rainier Pedraça de Azevedo

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (1987), Especialista em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ (1992) e Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM (2005). Presidente da ABES-AM (2017-2021). Ex-servidor da Funasa e atualmente lotado no Ministério das Cidades.