Últimas Notícias

Série de Webinares ABES Centro-Oeste: Seção Goiás discute impacto da mudança climática nos serviços públicos de saneamento 

Segundo encontro da iniciativa, que visa explorar temas atuais e de interesse regional, foi realizado nesta quarta (10) e reuniu especialistas para aprofundar o assunto.

Nesta quarta-feira, 10 de abril, aconteceu o segundo encontro da série de webinares das seções estaduais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES no Centro-Oeste. Na ocasião, a Seção Goiás reuniu especialistas para discutir o impacto da mudança climática na demanda pelos serviços públicos de saneamento básico. 

Esta série começou em março e acontece até novembro, explorando temas atuais e de interesse regional do saneamento básico, como parte do ABES Conecta, o ponto de encontro do saneamento, que traz conteúdo online qualificado e oportunidades de capacitação e atualização profissional.

A presidente da Seção Goiás, Juliana Matos, foi a moderadora deste webinar, ao lado de Adjane de Oliveira, engenheira ambiental e diretora da ABES Goiás.

A abertura contou com a presença de Mário Cezar Guerino, vice-presidente nacional da ABES, e Marcos Helano Fernandes Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste e coordenador de Comunicação do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento – Ondas.

Sobre o tema, Mário Guerino destacou que a Associação tem alertado sobre o impacto das questões ambientais na mudança climática, na economia e nos desastres ambientais, que já são uma realidade. “Neste momento a gente traz um assunto extremamente relevante e é assim que a ABES cumpre o seu papel de contribuir no sentido de colocar em discussão os grandes temas que impactam negativamente a população”, afirmou. 

O diretor, Marcos Helano, também expressou satisfação pela iniciativa e comentou: “nos movimenta, inclusive, no sentido de nos preparar para o congresso brasileiro de engenharia e ambiental em Brasília no ano que vem”. 

Transmitido ao vivo pelo canal da ABES no YouTube, o time de palestrantes contou com a contribuição de Kamila Almeida dos Santos, doutora em Ciências Ambientais e analista na ABHA Gestão de Águas – Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas; Adivânia Cardoso da Silva, engenheira sanitarista e ambiental, doutoranda em Ciências Ambientais; Paulo Almeida, engenheiro ambiental especialista em Gestão Estratégica e mestre em Gestão e Regulação de RH; e Marlon André Capanema, professor do IFG Goiânia, pós-doutorado em Engenharia Ambiental na área de Resíduos Sólidos. 

Confira as apresentações na íntegra:

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89