
A ABES lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira, 30 de junho, do conselheiro da ABES Seção Rio Grande do Sul, o engenheiro Dr. Dieter Wartchow.
Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS e Doutor em Engenharia pela Universidade de Stuttgart, Wartchow foi diretor geral do DMAE/Porto Alegre, presidente da CORSAN, presidente nacional da Assemae, secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre/RS e técnico da FEPAM. Atualmente era professor da UFRGS.
Foi um defensor ardoroso do saneamento público de qualidade e é inestimável sua contribuição ao desenvolvimento do setor e à formação de novos profissionais.
Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos de Wartchow, um profissional competente e um colega gentil, e agradecemos a dedicação e o comprometimento com o Saneamento que marcam sua trajetória.
Colega e amigo, uma enorme perda para o saneamento básico e a engenharia sanitária.
Grande perda para o Saneamento Ambiental, para a ABES e para o Rio Grande do Sul. Siga em paz grande guerreiro.
Grande perda para o saneamento ambiental. Estou muito triste com esta notícia. Participei de muitas mesas e discussões com o Dieter. Um grande amigo de papai também. Um defensor da engenharia sanitária. Competente e pronto para o debate construtivo. Engrandeceu muito a ABES , a ASSEMAE e o saneamento do RGS. Agradeço como brasileiro teu todo teu trabalho. Um grande abraço caro Dieter, siga em paz.
Filho da falecida professora Waltraude!
Minha cliente de salão,
Dieter foi um exemplo de engenheiro e dirigente competente, sempre motivado e regido pelas causas humanitárias. Acompanhei muito de perto o seu estilo, na época em que foi presidente nacional da Assemae, e testemunhei o valor das suas contribuições e a importância que dava ao diálogo e à construção coletiva.
Foi-se muito cedo, deixando um legado valioso. Fará muita falta.
Minhas condolências aos amigos e familiares.
Meus sinceros sentimentos à família de Dieter . Fomos colegas de Sinodal e era uma pessoa muito querida , pelos colegas . Vá em paz ! e que Deus esteja contigo .
Aprendi muito com ele, quando foi direto geral do DMAE. Fez muito pela comunidade em que eu era líder. Em homenagem a ele meu filho tem nome M. Dieter N. Mick.
Meus sentimentos aos familiares.
Muito triste essa notícia. Tivemos a oportunidade de trabalhar com ele, sua competência foi imprescindível para o desenvolvimento do plano de saneamento de Cruz Alta. Um profissional admirável que vai fazer muita falta neste cenário que estamos vivendo.
É triste ler uma notícia assim… lá se vão alguns anos… de quando eu era estagiário da DISA/FEPAM e o Sr Dieter é saia para vistorias com Álvaro é Dieter, eram dias de aprendizado intenso. Triste, triste, triste.
Professor, amigo, conselheiro. Fui seu aluno e orientando, percorremos o interior do RS no seu recente trabalho com PMSB’s em municípios carentes, com apoio da FUNASA.
Não havia município, mais longínquo que fosse, que alguém não o reconhecesse dos tempos de Corsan ou DMAE e viesse lhe dar um abraço. Técnicos, gestores, lideranças locais, trabalhadores de todos os níveis, sempre com um enorme carinho pelo Dieter. E ele era gentil, terno e atencioso com todos a sua volta.
Além do aprendizado que me deu como engenheiro, também me ensinou muito sobre a realidade dos rincões do nosso estado e país, mas principalmente, sobre humanidade.
Fará muita falta, mas deixa um legado e uma memória que perdurarão.
Um dos gestores públicos mais competentes e dedicados à causa do Saneamento Básico e do Meio Ambiente como direitos inalienáveis e inexpugnáveis para o desenvolvimento e bem-estar social. Fará uma falta imensa nos dias um tanto sombrios em que nos encontramos.
É triste qdo um colega ou amigo vai embora desta 3a dimensão para a 4a; todavia, todos teremos que ir um dia (o mais tarde possivel, com saúde). Estejamos preparados, se possivel; namastê!