Últimas Notícias

Água Juventudes e Saneamento: JPS da ABES realiza encontro no Rio de Janeiro sobre as metas dos ODS

A realização em alusão ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março) foi uma iniciativa do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Brasil. O debate girou em torno do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das ONU e a interseção entre juventude e a gestão sustentável da água e o empoderamento feminino.

“Água Juventudes & Saneamento – Um olhar estratégico sobre o alcance dos ODS”. Este foi o tema de um encontro realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. O evento aconteceu na última sexta-feira, 12 de abril, na sede da empresa Águas do Rio, no Rio de Janeiro.

A realização em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, contou com colaboração da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden) e a Águas do Rio, concessionária do Grupo Aegea.

Na oportunidade, o evento reuniu jovens, acadêmicos, profissionais do saneamento e sustentabilidade, representantes do terceiro setor e órgãos governamentais a participarem de discussões profundas e construtivas. Os convidados discutiram as metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU, sob o viés da interseção entre juventude e a gestão sustentável da água e o empoderamento feminino.

Eixos temáticos

Um dos destaques dos debates foi o papel dos jovens como agentes de transformação e inovação, enfatizando a importância de capacitá-los e envolvê-los para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Outro tema abordado foi o empoderamento feminino, com ênfase na igualdade de gênero e a inclusão das mulheres nas posições de decisão e gestão sustentável da água e do saneamento, reconhecendo seu papel como líderes e agentes de mudança. Também foi aprofundado o tema “dignidade através da água”, com foco na necessidade de acesso universal à água potável e ao saneamento básico, especialmente em comunidades marginalizadas e áreas urbanas informais, visando combater a pobreza e a exclusão social.

Globalmente, esses temas são centrais para alcançar os ODS e enfrentar desafios como mudanças climáticas, escassez de recursos hídricos e desigualdade social, enquanto no Rio de Janeiro, refletem os desafios enfrentados pela cidade.

Veja como foi o evento

O evento foi aberto com as presenças de Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio; Karina Alencar, diretora ABES-RJ, Luan Oliveira, secretário geral do JPS da ABES e porta voz da Águas do Rio.

O Painel 1 abordou o tema “Lideranças para o futuro: o empoderamento dos jovens como vetor para o desenvolvimento sustentável”. Integraram a discussão Witan Silva, coordenador nacional do JPS da ABES e do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP); Larissa Eugênio, embaixadora do Ambiente Jovem; Thaiane Maciel, fundadora do Canal Novo Mundo – Instituto Ecocria; e Lara Martins, executiva e comunicadora socioambiental, que foi delegada brasileira na Youth 20 e German Chancellor Fellow.

O Painel 2 tratou da temática “A dignidade através da água: Os desafios da inclusão sanitária em áreas irregulares não urbanizadas”. Os palestrantes foram Rayssa Jacob, fundadora do Canal Ecolove e membro da comissão organizadora do SJWP; Renan Mendonça, diretor executivo na Águas do Rio; Josivan Cardoso Moreno, secretário geral do Comitê Nacional da Qualidade ABES (CNQA/PNQS) e gerente do Crea-RJ; e Sheila Martins, coordenadora de Tratamento Resíduos Sólidos da ETA Guandu.

“O Empoderamento Feminino como Chave para Mudança: vozes femininas e a busca por Igualdade como instrumento do desenvolvimento sustentável” foi o tema do Painel 3. Participaram do debate: Elisa Sohlman, CEO da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden); Lidiane de Paula, subsecretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro; Karina Alencar, diretora da ABES-RJ e gerente de contratos de obras de Saneamento Cedae; e Mickaela Midon da Paixão, diretora ABES-RJ e assessora da Presidência do Crea-RJ.

Por fim, o Painel 4 destacou o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática: um olhar estratégico sobre o alcance das metas”. Aprofudaram o tema Maira Araújo de Mendonça Lima, diretora da ABES-RJ e cofundadora e vice-diretora do Instituto Reúso de Água; Maíra Sugawara, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental na Aegea Saneamento; Miguel Fernandez, presidente do Crea-RJ e ex-presidente da ABES-RJ; Henrique Silva, assessor especial do Comitê Rio G20 ; Natalia Araujo, assessora sênior da Business Finland – Organização do Governo Finlandês responsável pelo Financiamento da Inovação e Promoção do Comércio. Para mais imagens do evento, acesse aqui.