Na última terça-feira, 28 de novembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES participou, em Belém, no Pará, do primeiro Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental da Funasa. Na ocasião, o diretor nacional da ABES, Álvaro José Menezes da Costa, que representou o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ministrou palestra sobre o tema “Regulação: como efetivar?” no painel que discutiu a “Parceria e intersetorialidade na gestão do saneamento”. A mesa foi coordenada por Vera Braz, diretora da entidade para a Região Norte e docente da Faculdade de Engenharia Química da UFPA. O encontro ocorreu entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.
Na quarta, 29, foi a vez da coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP, Ana Lúcia Brasil, participar do evento, no Painel “Desenvolvimento Tecnológico e Inovações: como incorporá-las”. A engenheira abordou o tema “Desafios para Implantação de Novas Tecnologias em Saneamento”.
Sobre sua apresentação, Álvaro Menezes, destacou que os pontos mais importantes tratados se referiram à questão de entender por que e para que existe a regulação. “Não basta apenas a população saber que existe a agência reguladora. É preciso que ela entenda que a agência reguladora é um instrumento de defesa dos seus direitos, de acesso à agua e aos serviços de esgotamento sanitário”, disse.
“Na verdade, a agência reguladora atua em todo o ciclo do saneamento desde o início dos trabalhos desenvolvidos tecnicamente nas fases produtivas, na fase econômica e na fase jurídica, com a finalidade de gerar um serviço de melhor qualidade a partir de tarifas módicas e acessíveis a todos”, explicou o engenheiro.
ABES-SP: novas parcerias
Ana Lúcia Brasil afirmou que o evento foi ótimo e bastante diversificado, com a apresentação de painéis técnicos, de instituições financeiras, várias conferências internacionais sobre reúso e dessalinização. “Sobre a nossa área do saneamento e saúde em comunidade isoladas foi muito proveitosa. Valeu a pena participar”, salientou.
“Quanto à nossa apresentação, acredito que foi muito bem aceita. As pessoas se interessaram muito pela temática, pelo trabalho que a CT de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP está fazendo”, disse. “Estamos cheios e contatos para futuras negociações. Foi muito boa a vinda e com isso vamos poder ter outros parceiros para futuros trabalhos conjuntos”, concluiu a engenheira
JPS-PA: atuação junto aos jovens do encontro
O Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES Seção Pará (JPS-PA) também esteve presente no Congresso.
Segundo a coordenadora do JPS-PA, a tecnóloga Juliana Oliveira, foi uma participação importante para conseguir atrair jovens para o Programa. “Foi muito produtivo para o JPS-PA participar do I CIESA. Conhecemos grandes profissionais, fizemos bons contatos e, principalmente, atraímos mais membros para o programa. Acredito que conseguimos atrair tantos jovens porque nos preocupamos em criar um diferencial. Fizemos folders, banner, enviamos nosso formulário por whatsapp e fizemos os registros fotográficos. Isso faz com que o jovem se sinta bem. Os novos integrantes do JPS-PA, na sua maioria, são acadêmicos com todo o gás e vontade de participar e colaborar conosco, assim como os demais membros que nos acompanham desde o início.”
Juliana contou ainda sobre o planejamento de atividade e expansão do programa: “Desde o início deste ano, quando começamos a atuar, nossas principais atividades têm sido de divulgação do programa por meio de visitas em universidades, participação em eventos na área de saneamento e meio ambiente. Interagimos muito no nosso grupo do whatsapp e na nossa página do Facebook e também procuramos entender mais as necessidades do jovem sanitarista paraense. Para 2018 ainda não fechamos nosso cronograma, mas, como disse anteriormente, queremos viajar para o interior do Estado, montar nosso grupo de estudo, entre outras ideias que estamos desenvolvendo. Pretendemos acolher o jovem profissional do saneamento que mora no interior do estado isso será um grande desafio, pois nossa cidade é muito grande”, finalizou.
Além dos painéis, a ABES também participou com um estande no evento, onde os visitantes obtiveram informações sobre como se tornar um associado e conhecer as iniciativas da entidade, como os cursos da UNIABES.
I learned a lot from this article. Keep up the great work!
I can tell you put a lot of thought into your posts. It’s much appreciated.
I m often to blogging and i really appreciate your content. The article has actually peaks my interest.
This was beautiful Admin. Thank you for your reflections. Watch bbc farsi
Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.