
A publicação tem por objetivo oferecer à comunidade científica um meio de divulgação das atividades de pesquisa em saneamento e/ou meio ambiente.
Excelente notícia para a comunidade científica e técnica: a Revista “Engenharia Sanitária e Ambiental” (ESA), veículo de informação técnica da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), está ampliando sua internacionalização. Para aumentar os índices de citações, fator de impacto (JCR) e classificação junto ao Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a ESA passará a receber contribuições somente no idioma inglês, a partir do dia 1º de julho de 2022.
A ESA tem por objetivo oferecer à comunidade científica um meio de divulgação das atividades de pesquisa em saneamento e/ou meio ambiente. Tem como principal missão a disseminação, no mais alto padrão nacional e internacional, dos estudos técnicos e científicos das engenharias e áreas afins sobre as temáticas sanitária e ambiental.
A Revista (ESA) vem implementando um conjunto de medidas com o intuito de tornar o processo de revisão e publicação cada vez mais ágil, assim como melhorar ainda mais a qualidade dos artigos publicados.
A submissão dos artigos continuará a ser pelo sistema ScholarOne e os artigos continuarão disponibilizados de forma gratuita na Plataforma Scielo (acesse aqui) .
Esta mudança acontecerá simultaneamente ao lançamento, neste ano de 2022, de seu novo periódico intitulado “Cadernos Técnicos de Engenharia Sanitária e Ambiental (CTESA)”. Os CTESA publicarão, nos idiomas português ou inglês, edições trimestrais na forma da Notas Técnicas, com submissões por chamadas, abertas ou fechadas, e volumes especiais de eventos científicos.
Mais informações podem ser obtidas no site do CTESA (acesse aqui) .
Mais informações podem ser obtidas no site do CTESA (acesse aqui)
A comunidade técnica e científica e os associados da ABES continuarão a ter acesso a publicações técnicas e científicas de qualidade e a revista terá sua visibilidade ampliada, o que valorizará ainda mais o compartilhamento de conhecimento.
Concordo plenamente com Eduardo Jordão, nosso língua é o português, mas poderia ser divulgada nos dois idiomas, português e inglês.
Lamento que nossa Revista “Engenharia Sanitária e Ambiental” vá ser publicada agora somente em inglês. Não sao todos os engenheiros brasileiros que têm facilidade para escrever um artigo técnico em inglês! Aliás, devem ser muito poucos! Ler é uma coisa, escrever é outra, principalmente no caso de artigo técnico, desejando publicá-lo!! Vamos procurar outra revista, de outra associação para publicar em nossa língua materna!!