Últimas Notícias

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo: conheça os finalistas da Etapa Brasil 2022

Nesta segunda-feira, 16 de maio, a organização do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo Etapa Brasil anunciou os cinco projetos finalistas da edição 2022. A etapa nacional da premiação é organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS).

Conheça os estudantes e os trabalhos selecionados:

Thiago Martins Rocha de Paiva (à esq) é autor do projeto intitulado como “Remoção de Íons Ni2+ de efluentes a partir de biossurfactante extraído do creme de levedura da indústria cervejeira”. O estudante é aluno da escola ETEC Irmã Agostina, e foi orientado pelo Profº Klauss Engelmann.

Maykon de Oliveira Silva é autor do projeto intitulado como “CMCA – Controle e Monitoramento do Consumo de Água”. O estudante é aluno do SENAI Hermenegildo Campos de Almeida, e foi orientado pela Profª Carmen Miranda Sousa Oliveira.

As alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório, Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, são autoras do projeto intitulado como “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”, sob orientação da Profª Flávia Santos Twardowski Pinto.

Outra dupla de finalistas é formada pelos estudantes Alberto Barbosa Rodrigues e Gustavo Pacini de Oliveira Tavella, que são autores do projeto intitulado como “Economia Circular: Conectando a captação de água da chuva no uso diário das residências urbanas.” Os estudantes são alunos da escola ETEC – Getúlio Vargas, foram orientados pela Profª Marta da Silva.

Completam a lista dos trabalhos selecionados os estudantes Renato Timóteo Wanderley e Marcus Matheus Bezerra dos Santos, alunos do Colégio Militar do Recife. Os finalistas são autores do projeto intitulado como “Avaliação da utilização da Paina (ceiba pentandra) como substrato para aplicação da técnica de ilhas flutuantes nos canais do Recife”, com orientação da Profª Maria Goretti Cabral de Lima.

Parabéns aos grandes finalistas da edição de 2022 do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil!

Final e Etapa Internacional

O vencedor da etapa nacional será conhecido em 6 de junho durante a Conferência Internacional Rio2030 e representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro.  

Sobre a premiação 

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio tem como patrona a princesa Vitória da Suécia e é promovido anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. A etapa final acontece em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). 

Sobre o JPS  

Jovens Profissionais do Saneamento – JPS é um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor. Para saber mais sobre a iniciativa, basta clicar aqui. 

Sobre a ABES  

Com 55 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor.  

A força da ABES está em seus associados.  

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.   

É associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.  

ABES, há 55 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros. www.abes-dn.org.br.  

2 Comentários em Prêmio Jovem da Água de Estocolmo: conheça os finalistas da Etapa Brasil 2022

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.