Últimas Notícias

Painel sobre iniciativas de capacitação para redução de perdas encerra 10º Seminário Nacional de Perdas, em Porto Alegre

O maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, na capital gaúcha,  reunindo especialistas de diversas áreas do saneamento do país, que compartilharam conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O 10º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, o maior e mais importante evento do Brasil sobre o tema, encerrou, nesta quinta-feira, 9 de novembro, em Porto Alegre/RS, abordando “Iniciativas de capacitação para redução de perdas”. A realização é da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (nacional) e das Câmaras Técnicas desta temática da ABES-SP e ABES-RS.

O painel 7 teve moderação do Consultor Jairo Tardelli Filho. As palestras foram realizadas pelos especialistas Mário Augusto Bággio, sócio-diretor Hwater, Marcelo Depexe, assessor da Diretoria de Operações da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar.

Em sua apresentação, Marcelo Depexe falou sobre a estrutura de treinamentos da empresa, bem como as metodologias que foram revisadas, priorizando a efetiva capacitação. Depexe avalia que a criação de Câmara Técnica de Perdas, com reuniões mensais, foi fundamental para o treinamento, e a partir dos bons resultados, a empresa foi criando mais Câmaras técnicas.

Mário Augusto Baggio, por sua vez, trouxe diversos questionamentos e reflexões para o público acerca de métodos, gestão de pessoas e capacitação. Baggio destacou o Roadmap da HWATER, com as estratégias de redução e controle de perdas. O diretor da empresa também apresentou a inclusão de capacitação em modelos de contratos de performance, focando em novas competências e seus tipos. O palestrante encerrou sua fala enfatizando a necessidade de formar equipes de alta performance e do desenvolvimento de lideranças.

A décima edição do Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética aconteceu em Porto Alegre, nos dias 08 e 09,  reunindo, no Plaza São Rafael Hotel, especialistas do setor de saneamento de todo o país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

ENCERRAMENTO

No encerramento do evento, o presidente da ABES-RS, Paulo Robinson da Silva Samuel, parabenizou os palestrantes pelos debates qualificados e agradeceu a presença dos mais de 350 inscritos. Na ocasião, o presidente da seção gaúcha também informou que o 11° Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES, em 2024, acontecerá na cidade de São Paulo.

O presidente da ABES-SP, Luiz Roberto Gravina Pladevall, celebra o sucesso da realização. “O Seminário de Perdas e Eficiência Energética da ABES foi um evento extraordinário. Tivemos uma presença maciça de técnicos do Brasil inteiro. É muito conhecimento em dois dias. A Comissão Organizadora, liderada por Ricardo Röver Machado, está de parabéns! Entregamos um seminário de altíssimo nível, conteúdo fantástico e até o último painel, o seminário estava lotado”, comenta e já adianta sobre a próxima edição: “Vamos continuar trabalhando e já temos aí uma perspectiva do próximo evento, ou seja, o 11° Seminário, que será realizado no ano que vem, em São Paulo, no último trimestre. Já vamos começar a trabalhar de imediato. Temos muita novidade para este ano que entra, como a Brazil Water Week. Fique com a ABES, continue com a gente participando de nossos eventos”, conclui Pladevall.

Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Perdas e Água e Eficiência Energética, diz que o evento está sendo considerado um sucesso pelos participantes. “O local era ótimo, as 350 poltronas foram ocupadas por profissionais de empresas de saneamento, privadas e públicas e também por profissionais que atuam em consultorias, empresas prestadoras de serviços, fornecedores de materiais e equipamentos”, comemora. “Na plateia, profissionais de referência compartilharam muito conhecimento, muita experiência, trazendo cases de sucesso, as melhores práticas para reduzir perdas e alcançar a eficiência energética, materiais e equipamentos. Estudamos também o nível econômico de perdas, que é algo realmente importantíssimo e aprofundamos com debates muito qualificados com participação da plateia com suas perguntas excelentes”, sublinha Röver. “Tenho certeza de que este evento vai proporcionar aos profissionais participantes muitas ferramentas, muitas possibilidades de reduzir perdas nas suas empresas”, avalia. “Realmente, a ABES está de parabéns pela organização e já prepara o próximo Seminário de Perdas para o ano que vem, serão todos muito bem-vindos”.

Confira aqui os álbuns de fotos.