Últimas Notícias

Novo Marco Legal do Saneamento e a comprovação da capacidade econômico-financeira: o que vai acontecer depois do dia 31 de março?

Imagem: Pixabey

O prazo para os prestadores de serviços de abastecimento público de água potável e esgotamento sanitário comprovarem sua capacidade econômico-financeira vence no próximo dia 31. Diante da possibilidade de que algumas empresas não vão conseguir atender à exigência do Novo Marco Legal do Saneamento, a ABES alerta para que essa condição não provoque uma descontinuidade da prestação de serviços em alguns Estados e não amplifique a insegurança jurídica no País.

Por Comunicação ABES

No próximo dia 31 de março vence o prazo para as entidades reguladoras municipais, intermunicipais e estaduais declararem a comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços públicos de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário, requisito indispensável para a celebração de termos aditivos exigidos pela legislação para a incorporação ou adequação das metas nos contratos, visando a universalização de tais serviços até o final de 2033.

Fazem parte desse rol não só as companhias que atuam com base em contrato de programa: as empresas estaduais de saneamento básico; mas também os prestadores que explorem o serviço com base em contrato, precedido de licitação e celebrado com o titular do serviço, de concessão ou de concessão patrocinada ou administrativa. Todos deverão ter seus contratos aditados até 31/03/2022 para inclusão ou adequação das metas de universalização dos serviços até 2033, condicionados à comprovação da sua capacidade, como determina o Novo Marco Legal.

É um momento aguardado com ansiedade e muita expectativa pelo setor de saneamento em todo o país, principalmente porque, ao que tudo indica, alguns prestadores não deverão conseguir cumprir todas as exigências para comprovação de sua capacidade econômico-financeira nos termos do Decreto Federal 10.710/2021. E a grande questão é: “como fica a prestação de serviços depois do dia 31 de março nesses locais em que os atuais prestadores não vão conseguir comprovar essa condição?” De acordo com o Novo Marco Legal, os contratos de prestação de serviços públicos de abastecimento de água potável ou de esgotamento sanitário daqueles prestadores que não comprovem sua capacidade econômico-financeira tornam-se “irregulares”.

Entre os problemas avistados com o não cumprimento dessa exigência, está a de que podemos ter risco à continuidade dos serviços de saneamento, e entraves em relação à segurança jurídica para operação e quaisquer investimentos nos Estados e Municípios afetados. Para Alceu Bittencourt, presidente nacional da ABES, o fato é que o serviço de saneamento não pode sofrer com a sua descontinuidade. “É impossível prever neste momento todos os desdobramentos dessa possível condição. Caso essas empresas que atualmente prestam os serviços sejam declaradas incapazes de prestá-los ou tenham seus contratos declarados “irregulares”, poderá ensejar uma insegurança jurídica maior no setor e pode barrar, inclusive, investimentos que estão sendo feitos nessas regiões em alguns casos”, considera.

Recentemente, diversas reportagens publicadas em jornais como Valor Econômico e o Estado de São Paulo informaram que sete companhias estaduais não tinham feito a entrega desses documentos no primeiro prazo, ocorrido no final de dezembro de 2021. Conversamos com cinco dessas companhias, que atendem aos Estados do Piauí, Pará, Amazonas, Acre e Roraima, e elas nos deram seus depoimentos sobre o andamento do processo para atenderem o prazo até o fim de março, quais os desafios estão sendo enfrentados e soluções. Confira:

Por meio de nota, a Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) informou que, por meio dos setores de regulação e jurídico, com apoio de consultoria especializada no tema, tem adotado as ações necessárias para se adequar aos novos paradigmas que norteiam o saneamento básico no País.

“As providências para a adequação à nova legislação vêm sendo tomadas sob a orientação do Governo do Estado do Piauí, acionista majoritário da companhia e, até o final deste mês, que é o prazo estabelecido para esta etapa do processo, estará sendo dada a solução jurídica que o caso requer”, informa Fernando Alencar, assessor de revelação da Agespisa.

O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Antonio de Angelis, conta que a empresa vem passando por um processo de recuperação das deficiências financeiras, econômicas e de operação, desde 2019, quando deu início à sua gestão e ao começar os trabalhos para atender as questões do novo marco regulatório viram que a Cosanpa não tinha se preparado e, com isso detectaram dificuldades para cumprirem as metas impostas pela nova lei. “Uma das razões é que não tínhamos índices econômicos para atendê-lo e, assim, cumprir a primeira etapa. Diante disso, optamos por fazer a universalização do saneamento no Estado partindo da regionalização dos municípios”, conta.

Segundo Angelis, já foi realizada uma audiência pública em fevereiro passado, com a divisão do Estado em duas microrregiões. “Fizemos todos os estudos necessários, com modelagem e verificação de recursos e das possibilidades de investimentos para que essa regionalização funcionasse nessas duas microrregiões, entre outras iniciativas”, explica o presidente.

Além disso, Angelis conta que esse trabalho foi feito pelo Governo do Estado do Pará, em conjunto com outras secretarias, com a agência reguladora do Estado e com a Cetop – Companhia de Desenvolvimento de Obras Públicas. “Também estamos fazendo estudos, com apoio de um grupo de especialistas e técnicos do Governo e da Cosanpa, para verificar a possibilidade de concessão das unidades da Cosanpa que operam nos 52 municípios”, destaca. Com este trabalho, ele afirma que está em andamento todo o processo de universalização do saneamento no Estado, cumprindo o novo marco regulatório. “Vamos atendê-lo, mas de outra forma de como está previsto na lei, fazendo a regionalização. A Cosanpa está fazendo todos os esforços, junto com o Governo do Estado, para cumprir as metas do marco regulatório para o saneamento no Estado do Pará”, declara José Antonio de Angelis.

Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) informa que segue se adequando aos requisitos legais exigidos pelo Novo Marco do Saneamento de maneira gradual, diante das dificuldades, peculiaridades e, sobretudo, grandes distâncias e isolamento que abrangem a região norte do país.

Segundo a assessoria de comunicação da Cosama, as grandes dificuldades de acesso que abarcam o norte do Brasil, especialmente o Estado do Amazonas, impactam em atrasos e principalmente na adequação imposta pela nova Lei. Diante disso, informam que a Cosama espera até o final de 2022 para cumprir as exigências legais, comprovando sua capacidade econômico-financeira com vistas a viabilizar o cumprimento das metas de universalização previstas na Lei nº 11.445/2007.

Até o ano 2020, o Estado do Acre, em atenção ao Marco Legal do Saneamento realizou um contrato junto ao BNDES que buscou a estruturação de projeto visando à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em bloco único de 22 Municípios do Estado com leilão da concessão previsto para o final de 2020. Segundo Ítalo Lopes, diretor executivo do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa), os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário seriam delegados em conjunto no âmbito de um mesmo contrato de concessão. “Esta decisão, até aquele momento, seria a alternativa possível e necessária para a garantia de investimentos e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos”, diz.

Em 2021, porém, conforme Ítalo Lopes, o cenário mudou: “a gestão municipal eleita manifestou expressamente seu interesse em realizar o procedimento de reversão do sistema de água e coleta de esgoto para o município de Rio Branco, culminando na oficialização do Termo de Encerramento do Convênio de Cooperação e de Rescisão do Contrato de Programa celebrados de um lado pelo Estado do Acre e o Depasa, e, de outro pelo Município de Rio Branco e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco – SAERB, com a interveniência da agência reguladora dos serviços públicos do Estado do Acre – AGEAC. Considerando o âmbito econômico-financeiro, com o retorno da gestão dos serviços da capital para a Prefeitura de Rio Branco, a regionalização não foi possível, impossibilitando o andamento das tratativas de concessão”, explica.

Em 2022, Ítalo conta que o Estado iniciou o processo de planejamento para gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios do interior do Estado. No entanto, com o orçamento do ano vigente consumido para atender as demandas da capital através de um convênio com a Prefeitura Municipal no período de transição, houve, além das dificuldades e desafios para ampliação e melhorias dos serviços de saneamento, a impossibilidade da continuidade do processo de concessão, que gerou a necessidade de refazer o planejamento para elaboração de projetos e captação de recursos.

Com isso, segundo Ítalo Lopes, o Depasa encontra-se no processo de revisão do planejamento estratégico e, durante isso houve o processo de diagnóstico a fim de identificar as principais demandas técnicas, administrativas e operacionais de cada unidade do Depasa, visando não só a melhorias do sistema de abastecimento de água, bem como o fortalecimento institucional. “Esta fase de planejamento deve ser finalizada ainda em 2022, com o estabelecimento do Plano de Ação com prazos a curto, médio e longo prazo, visando a captação de recursos para novos projetos e execução de projeto com recurso garantido”, informa.

Segundo Ítalo, o Governo do Estado do Acre está em contato com o Governo Federal para buscar alternativas para o saneamento no estado, visando a universalização do abastecimento de água em toda área urbana nos municípios e avançar nas comunidades rurais e indígenas.

Deusdedith Ferreira, procurador jurídico da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), informa que por estar inserida no contexto da regionalização do serviço de saneamento, modelo previsto na Lei 14.026/20 e em processo de alienação de sua participação acionária para a Microrregião de Águas e Esgotos do Estado de Roraima, criada pela Lei Complementar Estadual nº 300/2021 onde o serviço será exercido pelo próprio titular (consórcio de municípios – autarquia interfederativa), a Caer não se sujeita a necessidade de comprovação de capacidade econômico-financeira, já que naquele modelo não há a figura do contrato de programa ou de concessão, e, com dito, a prestação do serviço de saneamento será feita pelo próprio titular.

Conforme ele, a comprovação de capacidade econômico-financeira não foi apresentada porque o modelo dentro da Lei 14.026/20, adotado pelo Estado de Roraima (Microrregião de Saneamento) não exige esse requisito já que a prestação do serviço será feita pelo próprio titular (autarquia interfederativa – consórcio de municípios) e, por isso, não haverá contrato de concessão ou de programa.

Além disso, Ferreira comenta que no contexto local do Estado as metas de universalização dos serviços de saneamento previstas na Lei 14.026/2020, para serem alcançadas em 2033, já foram atendidas em Roraima já que, atualmente, alcançou os índices de atendimento da população em área urbana, de 99,69% de água potável e 75,61% de coleta e tratamento de esgotos. “A adoção de uma microrregião para o Estado de Roraima, instituída por meio da Lei Complementar nº 300, de 14 de julho de 2021, elaborados nos termos do art. 3º, § 2º, da Lei federal nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015 – Estatuto da Metrópole, contou, além da direta contribuição dos maiores especialistas do país, também com a expressiva participação da sociedade e dos Municípios, inclusive mediante Consulta e Audiência Públicas, como previsto no mesmo dispositivo do Estatuto da Metrópole”, esclarece o procurador.

Como a ABES ressalta em sua Carta de Curitiba (documento que resultou do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em outubro de 2021), “a implementação do novo marco regulatório precisa ser feita com mais negociação, em lugar de ações impositivas, especialmente aquelas que venham a resultar na desestruturação das instituições existentes. É necessário estabelecer um processo de transição, especialmente no que diz respeito aos prazos de comprovação de capacidade econômico-financeira dos prestadores, que devem ser adequados aos da agenda regulatória estabelecida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e aos da implantação dos processos de governança regional”.

Leia o documento na íntegra clique aqui

 

71 Comentários em Novo Marco Legal do Saneamento e a comprovação da capacidade econômico-financeira: o que vai acontecer depois do dia 31 de março?

  1. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all. However think of if you added some great visuals or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips, this website could definitely be one of the very best in its field. Superb blog!

  2. Профессиональный сервисный центр по ремонту компьютероной техники в Москве.
    Мы предлагаем: компьютеры ремонт
    Наши мастера оперативно устранят неисправности вашего устройства в сервисе или с выездом на дом!

  3. Hi, i believe that i saw you visited my web site so i got here to ?go back the prefer?.I’m attempting to to find issues to improve my web site!I assume its good enough to make use of a few of your ideas!!

  4. Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I will be sure to bookmark it and come back to read more of your useful info. Thanks for the post. I will definitely return.

  5. I have learn several excellent stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how a lot effort you place to create such a wonderful informative web site.

  6. I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are amazing! Thanks!

  7. Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always be exciting to read content from other writers and practice a little something from their sites.

  8. Wow! I’m in awe of the author’s writing skills and ability to convey complicated concepts in a concise and clear manner. This article is a real treasure that deserves all the applause it can get. Thank you so much, author, for providing your wisdom and providing us with such a priceless asset. I’m truly appreciative!

  9. Hi, Neat post. There is a problem with your site in internet explorer, might check this? IE still is the marketplace leader and a good component of other people will leave out your fantastic writing due to this problem.

  10. The other day, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  11. Hello there! Would you mind if I share your blog with my twitter group? There’s a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

  12. Thanks for your exciting article. One other problem is that mesothelioma cancer is generally a result of the inhalation of fibres from asbestos, which is a carcinogenic material. It can be commonly viewed among individuals in the building industry that have long contact with asbestos. It’s also caused by residing in asbestos protected buildings for years of time, Genetic makeup plays an important role, and some persons are more vulnerable on the risk as compared to others.

  13. Thanks for this wonderful article. One more thing to mention is that a lot of digital cameras are available equipped with any zoom lens that enables more or less of your scene for being included simply by ‘zooming’ in and out. Most of these changes in {focus|focusing|concentration|target|the a**** length are generally reflected while in the viewfinder and on substantial display screen on the back of the actual camera.

  14. Wow, this article is mind-blowing! The author has done a phenomenal job of delivering the information in an engaging and educational manner. I can’t thank him enough for sharing such precious insights that have undoubtedly enhanced my knowledge in this subject area. Bravo to him for crafting such a masterpiece!

  15. Hello! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have done a wonderful job!

  16. Can I simply say what a aid to find somebody who really is aware of what theyre speaking about on the internet. You undoubtedly know the best way to bring a difficulty to gentle and make it important. Extra people have to learn this and perceive this side of the story. I cant imagine youre no more well-liked since you positively have the gift.

  17. Thanks for the new stuff you have disclosed in your writing. One thing I would really like to touch upon is that FSBO human relationships are built over time. By bringing out yourself to the owners the first saturday and sunday their FSBO is announced, prior to a masses get started calling on Thursday, you create a good interconnection. By mailing them instruments, educational components, free accounts, and forms, you become a strong ally. If you take a personal fascination with them and also their situation, you build a solid relationship that, most of the time, pays off if the owners decide to go with a broker they know plus trust — preferably you actually.

  18. Hi! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one? Thanks a lot!

  19. I’ve been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It?s pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  20. Hi my friend! I wish to say that this post is awesome, nice written and include almost all vital infos. I would like to see more posts like this.

  21. Excellent post. I was checking continuously this blog and I am inspired! Very useful info specifically the last part 🙂 I deal with such information much. I was looking for this certain information for a very lengthy time. Thanks and best of luck.

  22. Hi, i think that i saw you visited my blog so i came to ?return the favor?.I am trying to find things to improve my site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  23. This design is wicked! You certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  24. I do agree with all the concepts you have offered on your post. They’re really convincing and will certainly work. Still, the posts are very brief for beginners. Could you please lengthen them a bit from next time? Thank you for the post.

  25. After looking at a few of the blog articles on your site, I really like your way of blogging. I book-marked it to my bookmark site list and will be checking back soon. Please check out my web site as well and let me know what you think.

  26. What?s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively useful and it has helped me out loads. I hope to contribute & aid other users like its helped me. Good job.

  27. I think that is one of the so much significant information for me. And i am happy reading your article. However wanna observation on few basic issues, The site taste is perfect, the articles is in reality great : D. Excellent task, cheers

  28. Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  29. Thanks for your submission. I would love to say this that the very first thing you will need to perform is check if you really need credit restoration. To do that you have got to get your hands on a copy of your credit rating. That should not be difficult, since the government mandates that you are allowed to receive one no cost copy of your credit report annually. You just have to request the right individuals. You can either look into the website for that Federal Trade Commission or even contact one of the major credit agencies specifically.

  30. Good day! This is kind of off topic but I need some help from an established blog. Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about creating my own but I’m not sure where to start. Do you have any ideas or suggestions? Many thanks

  31. You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something that I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I am looking forward for your next post, I?ll try to get the hang of it!

  32. Greetings! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new project in a community in the same niche. Your blog provided us beneficial information to work on. You have done a extraordinary job!

  33. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all. However just imagine if you added some great graphics or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this site could certainly be one of the very best in its niche. Fantastic blog!

  34. One thing I’ve noticed is that there are plenty of misguided beliefs regarding the banking institutions intentions if talking about property foreclosures. One delusion in particular is the fact that the bank desires your house. Your banker wants your dollars, not your home. They want the bucks they loaned you together with interest. Averting the bank will simply draw some sort of foreclosed final result. Thanks for your article.

  35. Thanks for your publication on the traveling industry. I will also like contribute that if you are a senior considering traveling, it really is absolutely vital that you buy travel insurance for senior citizens. When traveling, senior citizens are at greatest risk being in need of a health emergency. Obtaining the right insurance policy package to your age group can safeguard your health and provide peace of mind.

  36. I?ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of space . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website. Studying this info So i am happy to show that I’ve an incredibly good uncanny feeling I came upon just what I needed. I most indubitably will make sure to don?t omit this website and provides it a glance regularly.

  37. It is the best time to make a few plans for the future and it’s time to be happy. I’ve learn this submit and if I may I want to counsel you some interesting issues or tips. Maybe you can write next articles regarding this article. I wish to learn even more issues approximately it!

  38. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be really something which I think I would never understand. It seems too complicated and very broad for me. I’m looking forward for your next post, I?ll try to get the hang of it!

  39. Woah! I’m really loving the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very difficult to get that “perfect balance” between superb usability and visual appearance. I must say you’ve done a great job with this. Also, the blog loads very fast for me on Internet explorer. Superb Blog!

  40. I?ll right away snatch your rss feed as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you’ve any? Please permit me realize so that I may just subscribe. Thanks.

  41. You’re so awesome! I don’t think I’ve read something like this before. So good to find someone with some original thoughts on this subject. Really.. thank you for starting this up. This site is something that is needed on the web, someone with some originality!

  42. Greetings! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

  43. Tudo foi armado para criar o mercado privado do saneamento, deixando de lado a população. E agora?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.