Últimas Notícias

JPS-ES promove ciclo de palestras para alunos do ensino médio em Cariacica

Por Daniel Lucas Prudêncio 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo – (ABES-ES), por meio do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-ES), que é coordenado por Priscila Basílio Cardoso Barros Trindade, em parceria com a Escola EEEFM Presidente Castelo Branco, realizou nos dias 5 e 6 de novembro, em Cariacica/ES, um ciclo de palestras sobre escassez hídrica. A atividade foi realizada na Semana de Meio Ambiente da escola, com intuito de informar e educar os alunos do ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As palestras, que contaram com a participação de cerca de 80 alunos, tiveram como objetivos mostrar práticas sustentáveis que podem ser utilizadas no dia a dia dos alunos, o estímulo profissional e a situação ambiental no Espírito Santo.

esp esp4Os temas abordados foram: A importância do reúso da água no enfrentamento da escassez hídrica, Desastre do Rio Doce e sua recuperação, Usos múltiplos da água, Gerenciando conflitos dentro de uma bacia hidrográfica e A importância de projetos de reflorestamento no contexto da escassez hídrica: um olhar sobre o Reflorestar do Governo do Estado do Espirito Santo.

As palestras foram ministradas por estudantes de graduação pertencentes ao programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES-ES. O JPS é um programa que tem como objetivo desenvolver jovens profissionais da área de saneamento ambiental, buscando satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor e possui como visão tornar-se um programa de referência e apoio à carreira desses jovens.

esp1

esp6Para Priscilla Basílio Cardoso Barros Trindade, o ciclo de palestras realizado por integrantes do JPS da ABES-ES é muito importante devido à integração dos jovens profissionais com a sociedade. “Informações sobre manejo e escassez de recursos hídricos, bem como soluções para problemas relacionados ao tema são assuntos atuais para o Espírito Santo e nem sempre os alunos de ensino médio tem acesso e entendimento dessa temática”, ressaltou. “Assim, buscamos com essas ações atender a missão do JPS que é ser um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades, lideranças e o engajamento profissional entre os jovens participantes”, complementou a coordenadora JPS-ES.

espDe acordo com o Professor Juliano Almeida, esse seminário realizado pela ABES – ES em parceria com escola foi fundamental. “Os alunos ficaram sensibilizados com a situação atual do meio ambiente no Estado e aprenderam meios simples de poupar água e de cuidar do meio ambiente”, disse.

Palestras:

“A importância do reuso da água no enfrentamento da escassez hídrica”, Ministrada por Andressa Modolo Serafim.
“Desastre do Rio Doce e sua recuperação”, Ministrada por Daniel Lucas Prudêncio.
“Usos múltiplos da água e Gerenciando conflitos dentro de uma bacia hidrográfica”, Ministrada por Fernando Dadalto.
“A importância de projetos de reflorestamento no contexto da escassez hídrica: Um olhar sobre o Reflorestar do Governo do Estado do Espirito Santo” ministrada por Juliano Almeida.

Para saber mais sobre o programa Jovens Profissionais do Saneamento e como participar dele, acesse aqui.

daniel

Daniel Lucas Prudêncio 
Técnico em meio ambiente. Cursando Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Ifes. Já atuou na Secretária de Estado da Agricultura na Gerência de Agroecologia e Produção Vegetal. Realizou Iniciação Científica com o tema biossólido na agricultura. Delegado representando o Estado do Espírito Santo na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Membro do programa  Jovem Profissional do Saneamento – JPS da ABES-ES.

 

 

Fonte: ABES-ES

2 Comentários em JPS-ES promove ciclo de palestras para alunos do ensino médio em Cariacica

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.