Últimas Notícias

Jovens Profissionais do Saneamento: destaque no 28º CBESA

Jovens nas Olimpíadas JPS - foto: Gypsy Porduções

A intensa participação de jovens foi destaque no 28º CBESA. Centenas deles lotaram os auditórios e corredores do Riocentro durante apresentações de painéis, trabalhos, debates e workshops, além da realização das Olimpíadas JPS.

Muitos dos participantes são integrantes do Programa Jovens Profissionais do Saneamento, criado em 2011 para fomentar a qualificação de profissionais no setor.

No decorrer do 28º CBESA o JPS desenvolveu uma série de atividades para a articulação do grupo. O Programa Tutores JPS, por exemplo, consistiu na recepção de jovens que estavam participando pela primeira vez de alguma atividade da ABES. A ação proporcionou a união entre calouros e veteranos do JPS.

Outro destaque foram as Olimpíadas JPS, que aconteceram no estande do Programa dentro da Fitabes – Feira lnternacional de Tecnologia de Saneamento Ambiental. O espaço sediou um quiz misturado com gincana, abordou a temática do CBESA (Crise, hídrica, alterações climáticas e a gestão do saneamento ambiental) e concentrou as atenções do público da Feira.

Na primeira edição das Olimpíadas, em 2011, os participantes tinham que fazer uma modelagem matemática de uma rede hidráulica, conta o coordenador nacional do JPS, Miguel Alvarenga. “Mas naquela época, não tinha plateia, não tinha torcida”. Em 2015, a metodologia foi outra. “Reformulamos as Olimpíadas. A gente bolou essa brincadeira, que tem mais a ver com jovens”, afirma.

E as Olimpíadas foram, de fato, um sucesso. Na noite de quarta-feira (07), a Fitabes parou para assistir a competição.

Para Olívia Gaviolli, graduada em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Fatec – São Paulo, e membro do JPS-SP, a ABES ganha com o JPS e a JPS ganha com a Abes. “É realmente uma preciosa troca de novas ideias, saberes e práticas. Um sinal de que podemos caminhar muito longe.”

Miguel ressalta que a ideia do JPS é propor atividades focadas na promoção do conhecimento e na criação de relações profissionais.

Para André Amaral, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG, a importância do JPS está na promoção de contatos entre estudantes e recém-formados com profissionais seniores do setor. “Esse contato acontece através de eventos que nós elaboramos, como Fóruns de Discussão, visitas técnicas e encontros”, explica.

Para ver mais fotos, acesse o álbum em http://migre.me/rNeTI

Ou a página da ABES no Facebook 

11 Comentários em Jovens Profissionais do Saneamento: destaque no 28º CBESA

  1. Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I am going to return yet again since i have bookmarked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help other people.

  2. This is the perfect webpage for anyone who wishes to find out about this topic. You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I really will need to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a topic which has been written about for years. Wonderful stuff, just excellent.

  3. hey there and thank you for your information – I’ve certainly picked
    up something new from right here. I did however expertise
    a few technical points using this web site, as I experienced to reload the web site many times previous to I could get it to load
    correctly. I had been wondering if your hosting
    is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and could damage your quality score if
    ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your
    respective intriguing content. Make sure you update this again very soon..
    Lista escape room

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.