Últimas Notícias

IPCC: novo relatório alerta que ações urgentes são necessárias para enfrentar os riscos das mudanças climáticas

Sintonizada com o cenário global, a ABES promoveu em dezembro (2021) o Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas, com alguns dos mais importantes especialistas brasileiros e de outros países, inclusive pesquisadores colaboradores do IPCC. Imagem Pixabay

A ONU lançou na segunda-feira, 28 de fevereiro, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O estudo mostra que “o colapso do ecossistema, a extinção de espécies, ondas de calor fatais e enchentes estão entre os perigos inevitáveis” que o mundo enfrentará nos próximos 20 anos devido ao aquecimento global.  

Como ressalta o presidente do IPCC, Hoesung Lee, o relatório faz um alerta sobre “as consequências da falta de ação”, mostrando como a mudança climática já está afetando bilhões de vidas pelo mundo. Este é o segundo de uma série de três documentos do tipo produzidos pelos cientistas da ONU especializados em clima. 

O relatório foi lançado cerca de 100 dias depois da COP26, quando os líderes mundiais reuniram-se em Glasgow, na Escócia, e concordaram em aumentar as ações para limitar o aquecimento global a 1.5° Celsius e assim, evitar os piores impactos da mudança climática.  

O secretário-geral da ONU declarou que o novo relatório do IPCC traz evidências “nunca vistas”, revelando como as pessoas e o planeta estão sendo derrotados pela mudança climática”. 

“O relatório é um atlas do sofrimento humano e uma prova do fracasso da liderança sobre o clima. Quase metade da humanidade está vivendo na zona de perigo e “muitos ecossistemas já estão agora num ponto sem retorno”, frisa Hoesung Lee.

Seminário da ABES

Sintonizada com o cenário global, a ABES promoveu em dezembro o Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas, com alguns dos mais importantes especialistas brasileiros e de outros países, inclusive pesquisadores colaboradores do IPCC. Leia aqui sobre os painéis do evento.

Fonte da notícia: site da ONU

Leia mais aqui

4 Comentários em IPCC: novo relatório alerta que ações urgentes são necessárias para enfrentar os riscos das mudanças climáticas

  1. Undeniably believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.