Últimas Notícias

Especialistas da ANA e do Banco Mundial apresentam panorama dos indicadores ODS 6 no Brasil e no mundo no lançamento da Brazil Water Week

Promovido pela ABES, o mais importante evento internacional sobre água realizado no país acontecerá de 23 a 27 de maio, no formato online, em plataforma exclusiva e interativa. Inscrições abertas

Um panorama dos Indicadores ODS 6 no Brasil e no mundo foi apresentado por especialistas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e do Banco Mundial durante lançamento online da Brazil Water Week 2022 (Semana da Água do Brasil), nesta quinta-feira, 7 de abril. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, o mais importante evento internacional sobre água realizado no país acontecerá online, de 23 a 27 de maio, em plataforma exclusiva e interativa. As inscrições para o evento estão abertas neste link.

Moderado pelo presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, o evento contou com participação de Sérgio Ayrimoraes, especialista da ANA; Midori Makino, especialista líder em Abastecimento de Água e Saneamento para a Prática Global de Água do Banco Mundial; e Alex Serrano, co-líder das iniciativas latino-americanas do Banco Mundial. 

“É muito importante para nós, como país, temos essa referência sólida de dados. Uma visão do que a BWW abordará. É necessário salientar que no Brasil temos problemas e déficits importantes, mas avançamos em muitos pontos”, ponderou Alceu Guérios Bittencourt.

Antes de apresentar um panorama do ODS 6 no Brasil, Sérgio Ayrimoraes relembrou: “A primeira vez que apresentamos estes indicadores foi em 2018, na Rio Water Week. Agora em 2022, temos a oportunidade de trazer mais uma vez este trabalho no lançamento da BWW”. Em sua apresentação, o especialista fez um convite a todos para navegar pelo panorama da gestão das águas no país no relatório Conjuntura Brasil (clique aqui).

Midori Makino, que abordou o Monitoramento dos ODS 6 no mundo, ressaltou a importância do tema: “A economia do Brasil talvez tenha perdido 1,2 bilhões de dólares devido a questões sanitárias ligadas à água (baseado no uso estimado global). E, a combinação de aumento de 10% no investimento em águas e também na melhoria do uso do recurso, leva a um incremento no PIB de 0,3 a 0,7%”. 

Alex Serrano discorreu sobre os desafios principais para alcançarmos os objetivos do ODS 6 na América Latina e destacou: “Em termos de infraestrutura e armazenamento, o Brasil tem uma capacidade muito maior do que o restante dos países”.

Ao final do encontro, os especialistas responderam perguntas dos participantes sobre área rural, população carente, boas práticas, gestão dos recursos hídricos, políticas públicas e responsabilidade dos cidadãos, entre outros temas.

Assista ao evento de lançamento completo:

Em português: clique aqui

English version: clique here

Brazil Water Week

A BWW reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – ÁGUA E ESGOTO PARA TODOS ATÉ 2030.

 

2 Comentários em Especialistas da ANA e do Banco Mundial apresentam panorama dos indicadores ODS 6 no Brasil e no mundo no lançamento da Brazil Water Week

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.