Últimas Notícias

Roseane M. Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP, participa do lançamento da norma ABNT sobre o Plano de Segurança da Água durante evento da ANA em Brasília

A engenheira coordena as CTs de Resíduos Sólidos e de Saúde Ambiental da entidade e é secretaria executiva da CE 177.004.001 – Gestão de Recursos Hídricos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem do CB- 177 da ABNT. O diretor executivo da ABES, Josivan Cardoso, também participou do encontro em celebração ao Dia Mundial da Água.

Na última quinta-feira, 16 de março, a diretora da ABES Seção São Paulo e secretaria executiva da CE 177.004.001 – Gestão de Recursos Hídricos para abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem do CB- 177 da ABNT, integrou um evento promovido pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em sua sede em Brasília, para celebrar o Dia Mundial da Água 2023. Na ocasião, Roseane participou do lançamento oficial da ABNT NBR 17080 – Plano de segurança da água — Princípios e diretrizes. 

A apresentação foi feita pelo presidente da ABNT, Mário William Esper. O lancamento contou ainda com a participação do coordenador do CB 177 – Comitê de Saneamento Básico da ABNT, Fábio Matos.

Na oportunidade, Mário William Esper e  a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, assinaram um protocolo de intenções para entendimentos sobre atualização de normas voltadas ao saneamento, resíduos e tratamento de água.

O diretor executivo da ABES, Josivan Cardoso, também marcou presença no evento, que apresentou um panorama das principais iniciativas voltadas ao cuidado com as águas e o saneamento básico no Brasil. E abordou as perspectivas para a gestão de recursos hídricos, em consonância com o tema proposto pela Organização das Nações Unidas – ONU para o Dia Mundial da Água 2023: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Em sua fala, Roseane destacou a importância da Norma no âmbito nacional e a importância de fazer o lançamento da norma dentro da programação da ANA em celebração ao Dia Mundial da Água. “Fechamos com chave de ouro”, comemora. “Esta é a primeira norma nacional que fala sobre Plano de Segurança da água, que trata de avaliação de risco e gestão de risco em água para consumo humano distribuída por sistema de abastecimento de água seja público seja privado. É uma ferramenta fundamental para que tenhamos água segura distribuída para os consumidores. Este é o grande objeto da norma”, enfatiza a diretora da ABES-SP. “Esperamos que a norma seja de fato aplicada pelo setor saneamento. Todos têm direito a consumir para beber, uma água segura”.

A ABNT NBR 17080:2023 apresenta os requisitos para elaboração, implementação e avaliação de planos de segurança da água com a finalidade de assegurar o fornecimento de água segura e potável, por meio de um enfoque de avaliação e gestão de risco desde o manancial ou fonte até o ponto de consumo, independentemente do seu porte e das tecnologias de tratamento utilizadas.

O evento está disponível no canal da ANA no YouTube. Assista aqui.

 

4 Comentários em Roseane M. Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP, participa do lançamento da norma ABNT sobre o Plano de Segurança da Água durante evento da ANA em Brasília

  1. I was wondering if you ever considered changing the page
    layout of your blog? Its very well written; I love
    what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for
    only having one or two images. Maybe you could space it out better?

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.