Últimas Notícias

Diretora da ABES-SP e coordenador nacional do JPS integram debate sobre usos da água

Por Suely Melo

Nesta quinta, 15 de agosto, a diretora da ABES Seção São Paulo, Roseane M. Garcia Lopes de Souza, e o coordenador nacional do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, Álvaro Diogo Teixeira, participaram de uma roda de conversa sobre a importância da água e seus diversos usos. O evento promovido pelo Instituto Acqua Brasil (IABR), na Unibes Cultural, em São Paulo/SP, até o próximo dia 18, marcou o lançamento do evento “Que Água é Essa 2020?”.

Além de Roseane e Álvaro, que integra o GT Saneamento e Recursos Hídricos da Abraps,  também participaram do debate Marcio Mendes, CEO Mega Share, diretor da Abraps, e Giovani Chechin, presidente do Instituto Acqua Brasil, com mediação de Reinaldo Canto, da Iniciativa Verde e Envolverde.

Os especialistas discutiram a respeito do uso do recurso água nos ambientes urbanos e as necessidades da expansão das fronteiras agrícolas por meio da recuperação e preservação de mananciais e corpo d`água, além da importância da água para a saúde.

Em sua apresentação sobre saneamento e saúde e a qualidade da água, Roseane destacou, entre outros pontos, a questão da regulação da água, que é um direito de todos. Mas que quando ela é muito regulamentada pelas instituições, a população acaba ficando de fora da discussão. “Aí começam os desafios e os grandes problemas. É muito difícil a sociedade participar. Quem sabe sobre a revisão da Portaria de Potabilidade da Água?”, questionou para exemplificar que as pessoas em geral não têm conhecimento sobre estes assuntos. “Temos que levar informação para a população, trazer a sociedade civil para a discussão”, enfatizou a engenheira, que também coordena as Câmaras Técnicas de Saúde Pública e de Resíduos Sólidos da ABES-SP. Segundo ela, “o evento foi interessante porque trouxe uma visão que precisamos ter da água em vários setores”.

Já Álvaro destacou a importância da participação de toda a sociedade para alcançar o ODS 6 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU sobre assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos até 2030) e das diversas possibilidades no âmbito do saneamento. “A questão de água e esgoto em nível urbano em relação à infraestrutura necessária para o atendimento está diretamente ligada ao ODS 6. Para atingir este objetivo será preciso muito investimento público, privado e a participação de todos”, disse. “O saneamento permeia muitas profissões. Não é só o engenheiro sanitário que vai resolver, precisamos também da saúde pública, de sociólogos, comunicadores, que têm que entender do assunto para passar adiante. É um desafio que todos nós, como sociedade e profissionais, precisamos nos envolver”, enfatizou.

4 Comentários em Diretora da ABES-SP e coordenador nacional do JPS integram debate sobre usos da água

  1. I just tried Fiverr’s SEO VIP Solution and the results
    are beyond expectations! Highly recommend for anyone who wants better rankings.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89