Últimas Notícias

CT Perdas e Eficiência Energética da ABES tem novo coordenador

Marcelo Depexe, engenheiro da Sanepar, assumiu o cargo, ocupado há quase dez anos pelo Engº Ricardo Röver Machado, durante reunião virtual realizada nesta quinta (21).

O engenheiro Marcelo Depexe, da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, é o novo coordenador da Câmara Temática de Perdas de Água e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Ele assumiu o cargo, ocupado desde 2015 pelo Engº Ricardo Röver Machado, durante reunião virtual realizada nesta quinta-feira, 21 de março, com presença do presidente nacional da entidade, Alceu Guérios Bittencourt.

Envolvido ativamente nos Seminários de Perdas (nacionais e internacionais) e outros eventos promovidos pela ABES, Marcelo Depexe é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcelo Depexe

“Para mim, é uma honra assumir a coordenação desta Câmara, que tem desempenhado um papel muito importante no saneamento”, afirma Depexe. Para o novo coordenador, o Brasil ainda precisa de muitas iniciativas para a melhoria da gestão de perdas e eficiência energética. “Estes são os temas que a Câmara aborda, por meio de seminários, webinários, relatórios e tudo aquilo que a ABES pode contribuir para a melhoria técnica da gestão de perdas”, ressalta. “Temos muitos desafios e na Câmara temos uma missão muito nobre para melhoria da eficiência operacional das companhias de saneamento. Queremos levar este trabalho adiante e obter cada vez melhores resultados”, reitera o engenheiro. 

A CT Perdas de Água e Eficiência Energética é uma iniciativa de âmbito multissetorial e tem como finalidade atuar nas áreas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética de forma a criar um ambiente de debate qualificado e de excelência técnica, destinado a contribuir com o desenvolvimento sustentável por meio da utilização racional dos recursos naturais.

Os novos membros que atuarão ao lado de Derpexe na CT são: César Rehnolt Meyer (coordenador adjunto); Jairo Tardelli Filho (secretário executivo); Milena Aguiar(secretária de Gestão de Perdas) e Andrea Andrade de Matos (secretária de Eficiência Energética).

Para o ex-coordenador da Câmara, Ricardo Röver Machado, o assunto gestão de perdas e eficiência energética é absolutamente estratégico, pois dialoga com a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento e no atendimento às comunidades, com a gestão administrativa e financeira das empresas. 

O engenheiro fala sobre as atividades que desenvolveu durante quase dez anos à frente da Câmara. “Assumi a coordenação em 2015. De lá para cá, fizemos vários eventos anuais: os seminários nacionais e internacionais de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, participações nos Congressos da ABES, no Silubesa e na Brazil Water Week. Realizamos webinares sobre diversos assuntos tão importantes. De lá para cá, cresceu o interesse da sociedade pelo tema de perdas e eficiência energética, e a ABES vem respondendo com os cursos da Uniabes”, destaca o ex-coordenador.

Sobre Marcelo Depexe, Ricardo Röver frisa: “Passo a coordenação a um profissional excelente, de uma inteligência brilhante, muito conhecimento e capacidade, que também atua na Associação Estadual das Empresas de Saneamento (Aesbe). Tenho absoluta certeza que o Marcelo vai inovar na Câmara dando continuidade em algumas coisas, o que é natural, mas certamente vai trazer inovação e fazer a gestão do seu jeito para o bem e para o benefício de toda a sociedade e de todos os profissionais que atuam nesta área tão estratégica”.