Últimas Notícias

Congresso da ABES 2023: confira a programação do JPS no evento

Foto/arquivo: Final da etapa brasileira do prêmio Jovem da Água de Estocolmo em 2022: vencedoras Camily Pereira e Laura Drebes.

Entre as atividades, está a Final Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2023, que definirá o projeto que representará o Brasil na etapa internacional da competição, na Suécia.

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS terá uma série de atividades no 32º Congresso da ABES, que acontecerá de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte/MG. Serão quatro atividades ao longo da programação (de 22 a 24) do mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil: a Final Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que definirá o projeto que representará o Brasil na etapa internacional da competição, na Suécia ; um painel destacando ações e experiências de jovens ao redor do mundo visando o alcance dos ODS (ONU), Olimpíadas JPS e Fórum JPS (confira os detalhes abaixo).

O Congresso da ABES acontece juntamente com a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental. Esta edição traz como tema central “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”.

Confira as atividades do JPS no Congresso da ABES

22 de maio, segunda-feira, das 18h às 20h30

Plenária – Sala 2 – Final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil (SJWP 2023)

A partir deste ano de 2023 o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP) passa a integrar a grade de eventos dos Congressos da ABES. A integração de agenda busca promover a relação intergeracional e aproximar estudantes participantes da competição com profissionais de todo o país que atuam nas áreas de meio ambiente e saneamento.  

23 de maio, quarta-feira, das 13h às 14h15

Plenária – Sala 6 – Fórum JPS

O Fórum configura-se como o encontro nacional do JPS e discute os resultados do programa e os desafios para o futuro do saneamento. O evento ocorre há mais de 6 anos durante os Congressos da ABES. Em 2023, pretende-se apresentar  o Censo do programa de jovens profissionais do saneamento da ABES, além do reportar sobre ações, projetos, repercussão na mídia, número de integrantes e o impacto promovido no crescimento do rol de associados da ABES. Discutindo, ainda, os desafios e perspectivas para o futuro do saneamento.

23 de maio terça-feira, das 14h15 – 16h

Plenária – Sala 6 – Painel G6 Young Connection For Today / Conexão Jovem para o Hoje
Discussão proposta 

Moderador: Witan Silva – Coordenador Nacional JPS-ABES

Palestrantes:

Isabela Espíndola – IWA (International Water Association

Erleyvaldo Bispo – Fundador da startup Águas Resilientes

Thiago Bressani Ribeiro – Idealizador da Jornada Água, Saneamento e Juventudes

O painel visa apresentar ações realizadas por juventudes em vários países do mundo, discutindo experiências, cases e possíveis ações imediatas para atingimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

24 de maio, quarta-feira, das 11h30 às 13h30

Estande da ABES – Olimpíadas JPS

As Olimpíadas JPS ocorrem há quase 10 anos durante os Congressos da ABES. A competição mobiliza times compostos por participantes do congresso de forma lúdica e divertida.  

2 Comentários em Congresso da ABES 2023: confira a programação do JPS no evento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.