
As Câmaras Técnicas da ABES-SP e da ABES-RS que cuidam das questões de resíduos sólidos criaram uma parceria para a Campanha DIADESOL, que conscientiza sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos. A ação conjunta inclui a adoção da Cartilha sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, desenvolvida pela ABES-SP.
Com a iniciativa, as duas seções pretendem ampliar a difusão das informações entre estudantes, educadores e familiares sobre as questões que envolvem os resíduos.
Para Roseane M. Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, a parceria, sobretudo considerando a reprodução da Cartilha no Rio Grande do Sul, tem grande relevância no contexto nacional da ABES. A ideia, de acordo com ela, é que a cartilha seja distribuída no Brasil inteiro. “Fizemos a Cartilha em São Paulo, mas ela é voltada para todo o país, assim como fez a ABES-RS. Há, inclusive, espaço para patrocinadores”, explica. “A ABES-RS fez parte da equipe desde a elaboração do material e fazer essa publicação lá e aqui é muito importante. Atinge a educação de forma mais ampla.”
A coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-RS, Alba Ferreira da Rosa, ressalta a importância do trabalho que a Câmara da ABES-SP vem desenvolvendo nos últimos anos no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, destacando a Cartilha voltada para as crianças. “Ficamos muito satisfeitos com essa parceria e com a cartilha, que está completa, maravilhosa”, disse.
Alba informa que o material tem sido distribuído, no Rio Grande do Sul, em escolas, nos eventos. Além disso, segundo ela, outras iniciativas da Câmara da ABES-SP têm servido de incentivo para a Câmara da ABES-RS. “A ABES-SP, através de muito trabalho, realizou esse feito e nos deu a possibilidade de compartilhamento. Tem sido assim com várias outras ideias que temos fomentado aqui no Sul, como os concursos do DIADESOL, e vários trabalhos na parte de educação ambiental – que hoje são fundamentais – que nos auxiliam e nos impulsionam também a realizar aqui esses eventos e atividades das quais o Brasil ainda é tão carente.”
Para conhecer a Cartilha, acesse http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf
Dicas, comentários e sugestões