
Carlo Pereira integrará a sessão 7.1 da Semana da Água do Brasil
Por Murillo Campos
Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), estará presente na Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil). O mais importante evento internacional sobre água realizado no país será promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Ele integrará a sessão 7.1 encontro, que discutirá os desafios da comunicação para intensificar o diálogo com cidadãos de todo o mundo nas discussões sobre a importância da água e a preservação do meio ambiente, em prol do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.
O assunto será debatido no dia 30 de outubro, sexta-feira, das 17h às 18h30 e as inscrições para o evento podem ser feitas aqui.
Além dele, estarão presentes também na sessão Edison Carlos, CEO do Trata Brasil, Fábio Toreta, superintendente de comunicação da Sabesp e Laurence Pelisson-Demouli, responsável pela comunicação corporativa do SIAAP, empresa pública de saneamento de Paris, além da moderação de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES.
Na entrevista, a seguir, Carlo Pereira fala sobre o papel da comunicação no alcance dos ODS, a necessidade de engajamento no tema de diversos setores da sociedade, o combate às fake news e as expectativas para a Semana da Água do Brasil.
ABES Notícias – Na sua visão, quais são os desafios para engajar as pessoas nas discussões relacionados ao saneamento e o meio ambiente? Qual o papel da comunicação neste contexto?
Carlo Pereira – Os desafios são imensos, mas essas discussões avançaram e chegaram a bem mais gente nos últimos anos. E isso é muito importante. Saneamento e meio ambiente deixaram de ser assuntos de ativistas e entraram na pauta das empresas, em um primeiro momento, e agora chegaram a consumidores e investidores. Esse movimento faz com que mais pessoas entendam a necessidade de falar e agir sobre os temas.
É bem verdade que ainda estamos atrasados no Brasil em relação à Agenda 2030 e precisamos avançar rapidamente nesses últimos dez anos. Mas é inegável também que mais empresas e pessoas estão engajadas. E somente com essa união vamos conseguir atingir esses objetivos, que são fundamentais não somente para a gente, mas para o planeta.
As alterações climáticas, por exemplo, são um fato e causam muitos prejuízos. Em vidas e em dinheiro. E esse é somente um exemplo. Temos também a questão dos direitos humanos, da água, da alimentação… enfim, são temas fundamentais para a população do mundo todo e que somente com a união dos mais diversos setores vamos superar esses desafios.
ABES Notícias – Podemos dizer que um grande inimigo da sociedade hoje é a desinformação. O que os veículos de comunicação devem fazer para combater este problema, e levar informação segura e com qualidade à população?
Carlo Pereira – Boa informação é como um bom produto. E as pessoas devem se preocupar em consumir bons produtos e boa informação. Mas é claro que estamos passando por um momento muito complicado em relação a esse tema, com as fake news decidindo até eleições. E o combate a isso é difícil e precisa engajar todos os setores da sociedade.
É como outros compromissos que assumimos e que governos, setor privado e sociedade devem estar engajados para que isso aconteça de fato. Os veículos de comunicação sérios assumem um papel ainda mais relevante, trabalhando com seriedade e mostrando para a sociedade o valor das informações verdadeiras. Afinal, estamos em uma era com excesso de conteúdo, sendo boa parte deste material descartável e sem um propósito positivo.
ABES Notícias – O que o Brasil pode aprender com outros países para intensificar o diálogo entre governos, entidades e sociedade a fim fortalecer o compromisso para consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Como transmitir a mensagem sobre a importância destas metas?
Carlo Pereira – Observar e implementar bons exemplos é sempre fundamental. Não somente em um tema específico, mas em todos. Eventos como o Brazil Water Week nos ajudam aprofundar discussões que fazem sentido para a evolução da sociedade, o que também é muito importante. É claro que o Brasil ainda precisa avançar nos ODS, e muito, mas estamos otimistas. Estamos vendo cada dia mais novas empresas, dos mais diversos portes e setores aderindo ao Pacto Global, o que nos mostra que elas estão comprometidas com os ODS. Somente neste ano ganhamos mais de 200 novos signatários.
A pandemia também acelerou essa necessidade e o mundo todo, não só o Brasil, percebeu que é preciso fazer diferente. É claro que uma pandemia como essa nos traz muitas coisas ruins, como as mortes e toda a crise que ela causa e ainda vai causar, mas nos mostrou que precisamos mudar. Que ser sustentável é parte do objetivo de negócios das empresas cada vez mais. Que deixou de ser um acessório. E essa mensagem está vindo de todos os lados. Não só de ativistas. Os consumidores estão exigindo, os investidores estão exigindo, alguns governos também.
E o setor privado também se mexeu. Temos mais de 200 empresas no mundo que assinaram o compromisso para a retomada verde lá atrás, ainda em maio/junho. Hoje estamos aumentando esse número e os compromissos. Temos um na Amazônia também e vamos ampliar.
ABES Notícias – Quais são suas expectativas para a Brazil Water Week e qual a contribuição do evento para o debate acerca do desenvolvimento do saneamento no Brasil?
Carlo Pereira – As expectativas para a Brazil Water Week são as melhores possíveis. Sabemos que o acesso universal a água e saneamento no Brasil ainda está longe de ser atingido, mas precisamos avançar no tema, visto a importância do ODS 6 e como impacta outros de forma direta e indireta.
A true gem in the international pharmacy sector.
can i get generic cytotec without rx
A beacon of trust in international pharmacy services.
I always find great deals in their monthly promotions.
lisinopril for sale
They bridge the gap between countries with their service.
So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really..