Últimas Notícias

Bar da ABES-SP: com auditório lotado, 1ª edição 2023 destaca case da Mentore Tech sobre dinâmicas e contribuições da Realidade Aumentada para o saneamento

A mensagem de que “o futuro é agora” e a inovação tecnológica é indispensável para os avanços do saneamento 4.0 marcou a apresentação da empresa, que abriu a programação 2023 do evento, com presença de especialistas e profissionais do setor. O Bar da ABES-SP é uma iniciativa que reúne palestra técnica, networking e confraternização.

A primeira edição do BAR da ABES-SP 2023 foi sucesso de público e de realização! A iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), ponto de encontro do saneamento, retomou a agenda nesta quarta-feira, dia 19 de abril, com a palestra “Realidade Aumentada – Ferramenta para Operação, Manutenção e Gestão de Ativos”, apresentada pelo especialista Fábio Nóbrega, diretor da Mentore Tech. Realizada no formato presencial, com transmissão pelo canal da entidade no YouTube, o evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, reafirmando a importância da iniciativa para os especialistas e profissionais do setor, que podem assistir às palestras técnicas, fazer networking e participar da tradicional confraternização.

Entre os nomes que prestigiaram o evento estiveram o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, o vice-presidente da IWA – International Water Association, Daniel Nolasco, Roberval Tavares de Souza, diretor de Operações da Sabesp, Mara Ramos, superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica -SP, e Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp, além da Diretoria da ABES-SP.

Ao dar as boas-vindas na abertura do evento, Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, mencionou o significado do encontro, agradecendo a Mentore Tech, patrocinadora desta primeira edição, por proporcionar a apresentação da palestra técnica e um momento relevante de network com os participantes. “O tema da palestra representa uma divisão de conhecimento, pois sabemos que há muita tecnologia disponível hoje no mercado, mas algumas estão muito distantes da nossa realidade no setor de saneamento. Sendo assim, o Fábio Nóbrega traz essa oportunidade ao compartilhar a expertise da Mentore Tech nesta área”, ressaltou.

Na sequência, Fábio Nóbrega apresentou o trabalho de Mentore Tech no mercado de tecnologia há 20 anos, destacando que o conhecimento está com todos e a tecnologia cumpre o papel de apoiar e aumentar a eficiência dos trabalhos. Ele mostrou os desafios para implementar soluções inovadoras, em especial a Realidade Aumentada no setor de saneamento. “Não existem fórmulas prontas. É preciso estar alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, além de conciliar custos, riscos e desempenho”, pontuou.

O especialista citou o exemplo do Piloto Unidade ABV e contou como surgiu o MIRE – Mobilidade Inteligente de Redes e Equipamentos e detalhes sobre sua aplicação em companhias de saneamento, como a Sabesp. “A ideia é levar informação certa, para a pessoa certa e no lugar certo!”, destacou.

Nóbrega explicou, com auxílio de imagens alusivas ao MIRE, o uso da ferramenta para o Saneamento 4.0 e suas vantagens tecnológicas e critérios de usabilidade da indústria, entre outros detalhes que compõem a plataforma da Mentore Tech, reconhecida pela Microsoft como um case global de inovação.

Fábio Nóbrega mostrou ainda exemplos do uso da tecnologia na Sabesp, enfatizando o uso da Realidade Aumentada na prática e suas vantagens. “O futuro é agora!”, sintetizou o especialista ao finalizar sua apresentação.

Pladevall agradeceu ao palestrante, concordando que o futuro está aí, a evolução tecnológica é muito rápida e exemplos como o da Mentore Tech mostram que muitas soluções podem ser facilitadores para utilização tanto na parte operacional quanto de manutenção na área do saneamento. “Juntar tudo isso, principalmente em áreas de grande risco, sensíveis no sistema de saneamento, é necessário. Precisamos, realmente, ter um olhar diferenciado para essas tecnologias”, observou o presidente da ABES-SP.

Fábio Nóbrega respondeu às dúvidas dos participantes tanto no modo presencial quanto online.

O presidente da ABES-SP aproveitou a ocasião para anunciar outras atividades da associação, como o Café com Tecnologia, e convidou todos a participarem com suas empresas, apresentando suas experiências e compartilhando informações na área de tecnologia.

Assista à palestra da Mentore Tech na íntegra

Confira o álbum de fotos completo aqui

PRÓXIMOS EVENTOS DA ABES-SP

RODA DO SANEAMENTO 2023: 2º ENCONTRO EM 27 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA) – ENOPS, IMPROV E FABHAT. PRESENCIAL COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELO YOUTUBE – DAS 9H ÀS 12H30

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI

1º SEMINÁRIO SOBRE SANEAMENTO RURAL NO ESTADO DE SÃO PAULO – CASOS DO VALE DO PARAÍBA – 28 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA), DAS 9H ÀS 16H
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI.
PRÓXIMO EVENTO NACIONAL DA ABES
32º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – ABES (CBESA) – O CONGRESSO DA ABES – PRESENCIAL NO EXPOMINAS, EM BELO HORIZONTE/MG. SAIBA MAIS AQUI

3 Comentários em Bar da ABES-SP: com auditório lotado, 1ª edição 2023 destaca case da Mentore Tech sobre dinâmicas e contribuições da Realidade Aumentada para o saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.