Últimas Notícias

ABES Santa Catarina lança Câmara Técnica Operacional

Evento de abertura da CT foi marcado por discussão sobre métodos de avaliação e remoção com processos químicos, plano de descarga de rede e uso de polipig, com palestras de especialistas em engenharia química.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Santa Catarina (ABES-SC) realizou nesta quarta-feira, 13 de março, o lançamento de sua Câmara Técnica Operacional. Transmitido pelo canal da entidade no YouTube, o evento foi marcado por debate sobre o tema “Controle de cor na rede de distribuição: métodos de avaliação e remoção envolvendo processos químicos, plano de descarga de rede e uso de polipig”.

Moderador do evento, o engenheiro civil e diretor da Itapoá Saneamento, Angelo Diego Packer, apresentou a nova CT ao público. Ele coordenará a Câmara ao lado de Rogério Sorato (adjunto), engenheiro químico, graduando em engenharia civil e presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) Morro da Fumaça.  

Segundo Packer, a Câmara Operacional da ABES-SC vai focar em monitoramento e dosagem de produtos químicos, concentração de metais em redes de distribuição e análises laboratoriais. Nos segmentos comercial, operacional e capex, também vai abordar indicadores de desempenho, boas práticas rotineiras de leitura e fiscalização, plano de manutenção de ativos, elaboração de projetos e outros temas relevantes.

“Todos os participantes que tiverem algum desses assuntos em voga, por favor, nos procure”, convidou. O engenheiro destacou que a câmara é aberta à apresentações de todos os participantes, tendo em vista que os temas são de interesse não só do estado de Santa Catarina, mas também de todo o país.   

“Todos os assuntos que talvez sejam interessantes e não abordamos também nos apresentem porque é sempre muito bem-vindo”, completou. 

A ocasião contou com palestras de três especialistas. Cristina Karsten, engenheira química na Empresa Brasileira de Saneamento (EBS) Joinville. Há quinze anos no saneamento, Cristina ministrou a palestra Coloração Na Água de Distribuição – Introdução. 

A segunda palestra ficou a cargo da também engenheira química Joanna Ferreira Godinho, da Emasa Balneário Camboriú. O tema discutido foi Controle de Cor na Água da Rede de Distribuição – Avaliação, Monitoramento e Resolução. Veja a apresentação aqui

Por fim, foi a vez do coordenador adjunto, Rogério Sorato. Ele ministrou a palestra sobre Uso de Polipig para Remoção de Depósitos Metálicos. Confira a apresentação

Assista a todas as discussões na íntegra pelo canal da ABES no YouTube.

Durante o encerramento do encontro, Diego destacou os próximos eventos da ABES. Confira a programação e participe também: Agenda ABES 2024: prepare-se para os próximos eventos.