Últimas Notícias

ABES-RS: 10º Diálogos do Saneamento aborda licenciamento ambiental e soluções para a universalização dos serviços

Realizado online no ABES Conecta, evento reuniu especialistas na última sexta (3) para discutir o tema. Assista no YouTube.

Na última sexta-feira, 3 de dezembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) reuniu especialistas no X Diálogos do Saneamento para discutir o tema “Licenciamento Ambiental e Soluções para a Universalização do Saneamento”.  

Realizado no ABES Conecta, o encontro foi transmitido pelo canal da Associação no YouTube, com moderação de Fabiana Figueiró, diretora da ABES-RS e coordenadora ambiental do escritório Souto Correa Advogados.

Os palestrantes convidados foram Daniel Martini, promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – MPRS; Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan); Rose Hofmann, Secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e à Desapropriação; Renato Chagas, diretor da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental-RS); e Marilene Ramos,  consultora na área de gestão ambiental, saneamento e infraestrutura, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ABDIB e membro do Conselho do Instituto Clima e Sociedade.

Na ocasião, os especialistas explicaram quais são os principais desafios e soluções para promover melhorias na área do licenciamento ambiental e na infraestrutura do saneamento com o objetivo de atingir a sua universalização.

Rose Hofmann falou sobre gestão de contratos e investimentos, licenciamento ambiental, gerenciamento de projetos de saneamento, recursos hídricos e a sua legislação, entre outros tópicos.

Lilian Cafruni apresentou as principais ações desenvolvidas pela gestão da Corsan para planejar e executar os processos e os sistemas de água, esgoto, resíduos sólidos e meio ambiente.

Renato Chagas discorreu sobre os processos realizados na FEPAM para atingir o desafio de atender 90% da população com abastecimento de água e 90% com a coleta de esgoto. Citou as principais ações da entidade para tornar o processo de licenciamento ambiental e as atividades do saneamento mais efetivas, como diretrizes técnicas, gerenciamento e monitoramento dos recursos hídricos, bacias hidrográficas, estações de tratamento e esgotamento sanitário e apresentou cases de sucesso.

O trabalho desenvolvido pelo MP acerca do tema foi trazido por Daniel Martini, que explicou para o público as questões que envolvem a  legislação e as diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento (avanços, desafios e soluções) e a função dos principais atores do setor para manter o saneamento como uma questão de utilidade pública e diminuir as crises que envolvem o direito ambiental.

Em sua palestra, Marilene Ramos abordou diversas questões, como por exemplo, infraestrutura, legislação, projetos de lei, investimentos e ganhos econômicos no saneamento. 

No encerramento do evento online, os palestrantes responderam e esclareceram as dúvidas do público. Para assistir à discussão completa, clique aqui.

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 350 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

 

2 Comentários em ABES-RS: 10º Diálogos do Saneamento aborda licenciamento ambiental e soluções para a universalização dos serviços

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.