Últimas Notícias

ABES realiza reuniões com presidentes das Seções Estaduais e Diretoria Nacional

Encontros aconteceram na sede da entidade, no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de março.

Nos dias 6 e 7 de março, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu, em sua sede, no Rio de Janeiro, reuniões presenciais com os presidentes das Seções Estaduais e membros da Diretoria Nacional da entidade.  

No encontro da Diretoria Nacional, no primeiro dia, foram discutidos planejamentos estratégicos e ações referentes ao 32º Congresso da ABES, que será realizado de 21 a 24 de maio, em Belo Horizonte/MG (acesse o site do evento para saber mais).  

Marcel Sanches, secretário da Diretoria Nacional da ABES, ressalta que a reunião no Rio “foi muito proveitosa”. Ele detalha que na ocasião, foram abordados três principais eixos de planejamento estratégico da gestão 2023-2024 da ABES. “O primeiro deles é o eixo da sustentabilidade em que discutimos todas as questões envolvendo a sustentabilidade financeira da ABES e das próprias Seções Estaduais, a necessidade de gestão, principalmente do patrimônio, e de custos para que possamos ter uma perenidade da Associação. Este foi um tema muito importante que foi debatido”, frisa Marcel.
 
“O segundo eixo trata dos associados e parceiros, e também tem muito a ver com a sustentabilidade. Discutimos toda uma estratégia, inclusive, uma diretriz de política de patrocínios para que possamos ter esta condição muito bem segmentada dentro dessa gestão – são muitos eventos. Então, temos toda uma discussão para fortalecer o relacionamento com os parceiros estratégicos”, explica. Um terceiro eixo que foi aprovado no planejamento, conforme destaca o secretário, é a linha institucional, “o qual temos trabalhado muito fortemente nas discussões envolvendo a política do setor, normas de referência, Novo Marco Legal do Saneamento e todas essas condições que acoplam no nosso planejamento”, comenta. “Foi um momento muito importante de diálogo da Diretoria e que consolidou na aprovação desse planejamento de 2023/2024”.
 
Marcel destaca a importância da iniciativa (consolidada no encontro do dia 7), considerando que em junho acontecerão as eleições locais da ABES para eleger os novos presidentes estaduais da entidade. “A ideia é que esse planejamento seja uma diretriz para que possa ser reproduzido nas Seções Estaduais em cada um dos estados que a ABES tem a representação”, reforça Marcel. “Foi um encontro muito bacana. Todos os presidentes das seções se manifestaram, estiveram conosco contribuindo nessas diretrizes estratégicas. A reunião dá um norte para essa gestão e para as gestões estaduais que vão se iniciar”, conclui Marcel Sanches.
 
Ao final do primeiro dia, houve um momento de confraternização entre os diretores e presidentes das Seções e toda a equipe da ABES.
 
Em 7 de março, presidentes e diretores trataram de ações e prioridades de planejamento estratégico para atuar pela Associação. Na oportunidade, os representantes estaduais expuseram planos e atividades realizadas, com o intuito de melhorar a atuação da ABES.

 

As reuniões demonstram que a ABES vem buscando cada vez mais efetividade na promoção de ações na engenharia sanitária ambiental. Vem também promovendo uma forte integração entre todas as seções e os diretores, inclusive retomando os encontros presenciais. “Além do congraçamento, houve condições para discutir de uma maneira mais próxima o que melhor pretendemos fazer enquanto associação”, ressalta o diretor executivo Josivan Cardoso.
 
 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.