Últimas Notícias

ABES promoverá em outubro o 9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética

O evento é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da ABES para esta temática estratégica. O evento será online, em plataforma exclusiva, nos dias 18 e 19 de outubro.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES realizará, nos dias 18 e 19 de outubro, o 9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência EnergéticaO evento será online, em plataforma exclusiva e interativa. As inscrições estão abertas. Clique aqui para se inscrever.

As perdas de água configuram um dos temas mais importantes do Saneamento no Brasil. O Brasil desperdiça 40,1% de toda a água potável que é captada, segundo o SNIS (2020), com estados chegando a 74% de água desperdiçada.

A Portaria nº 490, de 22 de março de 2021, determina que “a alocação de recursos públicos federais e os financiamentos com recursos da União ou com recursos geridos ou operados por órgãos ou entidades da União ficam condicionados ao cumprimento de índice de perda de água na distribuição”.

Esta Portaria do MDR indica uma meta ousada de um índice máximo 25% em 2034 para todos os operadores no país.

Para alcançar as metas de universalização previstas pelo Marco Legal do Saneamento, até 2033, os municípios devem ter em seu escopo iniciativas que promovam a redução de perdas.

9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o maior evento sobre o tema no Brasil, traz especialistas de diversas áreas do saneamento do país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O evento será composto de 6 painéis idealizados criteriosamente de modo a garantir a participação do público por meio perguntas aos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento, que apresentarão conteúdos teóricos e práticos.

O Seminário é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e da Câmara Nacional da ABES para esta temática estratégica.

As discussões possibilitarão também a troca de experiências práticas, divulgação e ampliação de conhecimento e procedimentos já adotados por empresas que atuam na área de saneamento em nível nacional e internacional e o desenvolvimento de conhecimento sobre tecnologias e técnicas de gestão aplicada pela redução de perda de água e eficiência energética, além de divulgar tecnologias ambientalmente adequadas.

“A partir do Novo Marco Regulatório, conhecimentos sobre redução de perdas e eficiência energética tornaram-se imprescindíveis aos profissionais que atuam na área e saneamento. Neste Seminário a ABES proporciona aos participantes o aprofundamento técnico e o conhecimento das melhores práticas e tecnologias disponíveis, a partir de cases de sucesso e apresentações de reconhecidos especialistas”, frisa Ricardo Röver, Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES.

“A ABES está comprometida com os grandes temas do saneamento, como as perdas de água. Além de contribuir com discussões propositivas para soluções, a ABES promove diversos cursos presenciais e online para qualificação e atualização dos profissionais do setor, por meio de suas seções estaduais e da UNIABES, a maior plataforma EAD do Brasil de cursos para o saneamento ambiental”, ressalta Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP.

Público de interesse

O seminário é voltado a profissionais, gestores públicos e privados, professores, pesquisadores e estudantes da área de saneamento ambiental, bem como profissionais de outras áreas, interessados na questão, que queiram aprimorar seus conhecimentos na temática.

Serviço:

9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética

Quando: dias 18 e 19 de outubro

Onde: online, em plataforma exclusiva

Mais informações: https://seminarioperdas.com.br/

Realização: Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP e Câmara Temática Nacional da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética

1 Comentário em ABES promoverá em outubro o 9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.