Últimas Notícias

ABES promoverá em abril evento rumo ao Tratado Internacional pelo fim da poluição por plástico. Inscreva-se!

A iniciativa reunirá especialistas do setor de saneamento e representantes do governo e de organizações nacionais e internacionais para ampliar o debate sobre o tema, destacando a gestão de resíduos plásticos no Brasil, além da atuação da ABES na gestão dos resíduos sólidos.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, com apoio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos, realizará o evento online “Rumo ao Tratado Internacional pelo fim da poluição por plásticos. Os desafios da quarta reunião (INC-4) da Comissão Internacional de Negociação em Abril de 2024, em Ottawa“. O encontro gratuito acontecerá em 16 de abril (terça-feira), das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube. As inscrições estão abertas aqui.

A iniciativa reunirá especialistas do setor de saneamento e representantes do governo e de organizações nacionais e internacionais para ampliar o debate sobre o tema, destacando a gestão de resíduos plásticos no Brasil, além da atuação da ABES na gestão dos resíduos sólidos.

INC-4 visa desenvolver um instrumento internacional juridicamente vinculativo sobre a poluição plástica, incluindo no ambiente marinho, e ocorrerá de 21 a 30 de abril de 2024, na capital do Canadá.

Segundo o PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, atualmente são geradas cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos. E, mantidas as tendências históricas de crescimento, a produção global de plástico primário atingirá 1,1 bilhões de toneladas ao ano até 2050. As previsões também apontam que a massa de plásticos nos oceanos poderá superar a massa de peixes na metade deste século.

Leia aqui artigo sobre o assunto de autoria de Marcos Helano Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste.

Confira também: Poluição por plástico: confira nove documentários básicos sobre o tema

Confira a programação

14h – Abertura – O papel da ABES na gestão dos resíduos sólidos 

Mário Cezar Guerino – Vice-presidente Nacional da ABES

14h10 Painel 1 – Preparando o Tratado Internacional pelo fim da poluição por plásticos – O que está em jogo na Comissão Internacional de Negociação?

Moderadora: Andrea Portugal Fellows – Conselheira da Seção DF da ABES e Conselheira da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar – ABLM

Palestra: A importância do tratado e as dificuldades para a sua preparação. O PNUMA e o combate à poluição por plástico.

Palestrante: Alberto Pacheco Capella – Representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil. A confirmar.

Palestra: A atuação do Greenpeace sobre a poluição plástica e as expectativas do Greenpeace sobre o tratado internacional em preparação

Raissa Ferreira – Diretora de Campanhas do Greenpeace Brasil

Palestra: “A União Europeia e a Coalizão de Alta Ambição para o fim da poluição por plásticos. A Diretiva Europeia para Plásticos de Uso único”

Palestrante: Ana Carrola – Vogal da Agência Portuguesa do Ambiente, responsável pelas áreas técnicas dos resíduos e economia circular. 

Palestra: As posições do governo brasileiro na elaboração do tratado internacional sobre a poluição por plásticos

Adalberto Maluf Filho – Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental (MMA)

Palestra: O tratado internacional sobre a poluição por plásticos: antecedentes, objetivos e resultados esperados

Marcos Helano Montenegro – Diretor Nacional da ABES e membro do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – ONDAS

15h45 Painel 2 – Preparando o Tratado Internacional pelo fim da poluição por plásticos – A gestão dos resíduos plásticos no Brasil

Moderadora: Moderadora: Heliana Kátia Campos – ABES DF e Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES

Palestra: “A Campanha Pare o Tsunami de Plástico e o Projeto de Lei que regulamenta a Economia Circular do Plástico”

Palestrante – Lara Iwanicki, gerente de estratégia e advocacy da Oceana

Palestra: “Os desafios de zerar os resíduos plásticos no Brasil”

Palestrante: Rodrigo Sabatine Instituto Lixo Zero

Palestra: A baixa remuneração dos catadores viabiliza maior reciclagem de plástico no Brasil?

Palestrante: Valquíria Barros – Presidente da Asscavag – Associação dos Catadores de Material Reciclável de Várzea Grande – Mato Grosso

Palestra: A Coca-Cola e o Tratado Internacional para o controle da poluição por plásticos

Palestrante: Victor Bicca – Diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil e vice-presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). A confirmar.

Palestra: “A reciclagem do plástico como justificativa para o aumento da produção, inclusive de produtos de uso único

Palestrante: Emilia Wanda Rutkowski – Professora Associada da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP

17h15 – Encerramento