Últimas Notícias

ABES presente em evento da Aesbe com presidenciáveis, em Brasília

Encontro para debater saneamento acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro, na capital federal, e contará com participação do presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt. Inscrições abertas.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) está apoiando institucionalmente o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, que será realizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, em Brasília (DF). As inscrições são gratuitas e estão abertas aqui exclusivamente para os colaboradores das Companhias de Saneamento associadas à Aesbe e demais associações do setor de saneamento.

O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, marcará presença no evento como palestrante ao lado de outros especialistas no painel “Desafios frente ao Novo Marco do Saneamento”.

O seminário será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o maior centro de convenções da América Latina. O objetivo é discutir os planos de governo para o setor dos candidatos à Presidência da República. A Aesbe entregará aos presidenciáveis uma Cartilha sobre Saneamento, contendo as prioridades para o setor e as principais dificuldades encontradas pelas Companhias Estaduais dos presidenciáveis será feita por Adriana Couto, jornalista da TV Cultura.

Além disso, a entidade abordará o cenário atual do saneamento, após dois anos da atualização do marco legal. Portanto, o seminário possibilitará a interação entre os colaboradores das companhias associadas à Aesbe e das demais associações do setor, permitindo um ambiente adequado para o debate em prol da universalização do saneamento.

A Palestra Magna do evento terá como tema “ESG e Saneamento”, com a participação de Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima (Terrestrial Observation Panel on Clima) do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial.

Para o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, é de extrema importância reunir os candidatos à Presidência da República para debater o futuro do setor. “Estamos há dois anos passando por mudanças desafiadoras no saneamento. Necessitamos ainda de ajustes na nova legislação para viabilizar a universalização dos serviços. Portanto, é muito importante para a Aesbe explanar para os presidenciáveis sobre os entraves e melhorias que devem ser feitas. Esperamos ter a participação de todos nesse importante debate”, afirma Neuri Freitas.

Clique aqui para se inscrever e conferir a programação completa.

Responsabilidade socioambiental 

Alinhado à Responsabilidade Socioambiental adotado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), a entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, será realizado o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norteDessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado. 

O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Nota-se um papel muito importante nesta região por servir de lar para muitas famílias rurais e como um corredor ecológico, tendo em seu entorno várias Unidades de Conservação (UCs), possuindo uma rica biodiversidade, diversas formações vegetais e espécies de importância ecológica e social. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental que está constantemente ameaçada pela atividade humana. 

Selo Sou Resíduo Zero 

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis terá a gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

Hospedagem 

No local possui o CICB Hospitality, um hotel exclusivo para participantes de eventos do CICB. A Aesbe garantiu um desconto na hospedagem para o público do seminário, sendo necessário informar o nome do evento no ato do pedido de reserva. O valor da diária para um quarto individual custa R$ 340 e a diária para o quarto duplo custa R$ 385. Para garantir a reserva, entre em contato por meio do e-mail: reservas@cicb.com.br ou por meio do telefone/whatsapp (61) 2196-9079.

Serviço

Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

Quando: 1 e 2 de setembro de 2022

Onde: CICB – localizado no St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul. Brasília (DF).

Inscrições: Gratuitas para associadas Aesbe. Clique aqui

Programação preliminar: Clique aqui

11 Comentários em ABES presente em evento da Aesbe com presidenciáveis, em Brasília

  1. Hmm is anyone else having problems with the images on this blog loading? I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.

  2. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too magnificent. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it smart. I can not wait to read far more from you. This is actually a great website.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.