
No dia 17 de dezembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Pará, em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, promoveu o primeiro Ciclo de Palestras Técnicas sobre Qualidade da Água. O evento, que foi voltado para funcionários da companhia e para instituições convidadas, aconteceu no Auditório Inácio Gabriel, na sede da companhia, em Belém/PA. Estiveram presentes representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, da Secretaria Estadual de Saúde, da Agência Municipal de água e esgoto, da Fundação Nacional de Saúde, da Cosanpa, da ABES e de empresa privada.
A Presidente da ABES Pará, Vanessa Mello, abriu os trabalhos destacando a importância das ações em parceria. Após o pronunciamento da engenheira, o ciclo seguiu com a participação dos seguintes palestrantes e temas.
Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora adjunta da Câmara Temática de Saúde Ambiental da ABES, coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos da seção São Paulo e membro do Centro de Referência de Segurança da Água – CERSA, que é vinculado à Faculdade de Saúde Pública da USP.
Roseane falou sobre o tema “Padrões de potabilidade e o plano de segurança da água: a metodologia da OMS”.
Manfredo Ximenes Pontes, da FUNASA/PA, que discorreu sobre “Anteprojeto de poços tubulares, suas manutenções e a qualidade da água subterrânea. Proferida por Manfredo Ximenes Pontes FUNASA/PA / Área de Hidrogeologia”.
Eládio Braga de Carvalho, técnica da FUNASA abordou o “Programa nacional de apoio ao controle da qualidade da água para consumo humano”.
Moacir Melo de Oliveira, técnico da COSANPA /Área de Controle de Qualidade da Água, que apresentou as “Ações e programas da COSANPA em atendimento aos padrões de potabilidade e ao Plano de Segurança da Água”.
O evento também contou com a presença de José Antônio de Angelis, presidente da COSANPA, que parabenizou a todos pela organização do evento e ressaltar a importância da atualização profissional para se obter melhores resultados.

Após as apresentações, o público participou do diálogo integrado em um debate, com moderação do Dr. Haroldo Bezerra, muito participativo, segundo Vanessa Mello, no qual os palestrantes responderam perguntas e esclareceram dúvidas dos participantes.
“Este evento foi muito importante para iniciarmos um diálogo sobre qualidade da água”, destacou a Presidente da ABES-PA.
Dicas, comentários e sugestões