Últimas Notícias

ABES Conecta: mulheres do saneamento falam sobre a importância das profissionais no setor

Mais de 10 mulheres de diferentes áreas de atuação participaram do encontro, que teve como intuito celebrar o Mês da Mulher. A roda de conversa foi uma iniciativa da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento

Por Rhayana Araújo 

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizou uma roda de conversa com mulheres do saneamento, cujo tema foi “O papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação”. O evento foi transmitido nesta terça-feira, 10 de março, por meio do canal da ABES no  YouTube. O evento foi uma iniciativa da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento.

A roda de conversa teve a mediação de Ana Paula Rogers, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Comunicação e de Juliana Almeida Dutra, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. No total, o debate contou com 13 participantes de diferentes áreas de atuação. São elas:

Célia Rennó, diretora nacional para a Região Sudeste; Vanessa Britto, diretora nacional para a Região Nordeste; Samanta Souza, coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES; Mônica Bicalho, coordenadora da CT Saneamento Rural; Kátia Campos, coordenadora da CT Resíduos Sólidos; Bárbara Cavalcanti, coordenadora-adjunta da CT Resíduos Sólidos; Cristina Marodin, coordenadora da CT Qualidade de Produtos Químicos; Vasti Ribeiro Facincani, coordenadora-adjunta da CT Qualidade de Produtos Químicos; Marisa Guimarães, coordenadora da CT Regulação e Tarifa; Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da CT Regulação e Tarifa; Roseane Garcia Lopes de Souza, coordenadora adjunta da CT Saúde Ambiental; Karina Alencar, coordenadora-adjunta da CT Dessalinização e Reúso Suzan; e Susan Lannes, coordenadora-adjunta da CT Gestão de Recursos Hídricos.

No início do evento, cada participante compartilhou um momento especial atuando no setor de saneamento. Foram compartilhadas histórias sobre participação em eventos pontuais; sobre trabalhos de intervenção em lixões em diversos lugares do Brasil; sobre o lançamento do Marco Legal do Saneamento e da Política Nacional de Resíduos Sólidos; da atuação em câmaras temáticas da ABES; e diversos outros depoimentos, vivências e atuações que fizeram toda a diferença no setor.

As mediadoras também deram seu depoimento. Ana Paula Rogers falou sobre como conheceu e integrou a Assessoria de Comunicação da ABES. “Na minha primeira experiência com a ABES, pude perceber o quão o trabalho das mulheres do saneamento é importante e o quanto as mulheres são impactadas positivamente com esses serviços de saneamento – pois sabemos que são as mulheres as que mais sofrem com a falta dos serviços. E esse impacto positivo me fascinou”, disse.

Juliana Almeida Dutra falou sobre o trabalho imprescindível que as mulheres de sua equipe estão fazendo durante este momento de pandemia de covid-19. “E neste tempo todo, nenhuma delas contraiu a doença, pois assim como elas levam muito à sério os trabalhos, também são rigorosas com os cuidados sanitários”, afirmou.

Se você deseja assistir ou rever todos os depoimentos, acesse AQUI.

No dia 24 de março, haverá a segunda parte da Roda de Conversa com Mulheres do Saneamento. Desta vez, com jovens mulheres do programa da ABES: Jovens Profissionais do Saneamento – JPS.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são quase 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

1 Comentário em ABES Conecta: mulheres do saneamento falam sobre a importância das profissionais no setor

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.