Últimas Notícias

ABES Bahia: diretores são nomeados para os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos

Três membros da seção foram nomeadas: Samara Fernanda da Silva, como conselheira titular, Telma Cristina Silva Teixeira, como 1ª suplente, e Virgínia Silva Neves, como 2ª suplente. 

Membros da Diretoria da ABES-BA foram nomeados em março pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, para integrar o Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CONERH.

O CEPRAM é o órgão superior do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SISEMA) de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal. Sua funcionalidade é o planejamento e acompanhamento da política e das diretrizes governamentais voltadas para o meio ambiente, a biodiversidade e a definição de normas e padrões relacionados à preservação e conservação dos recursos naturais. 

José Roberto Pedreira Franco Celestino, diretor da ABES-BA é conselheiro titularEngenheiro civil e sanitarista, possui 44 anos de experiência em gestão e coordenação de estudos e projetos e gerenciamento de empreendimentos nas áreas de meio ambiente, saneamento, recursos hídricos e infraestrutura.

O CONERH é um órgão superior do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com caráter consultivo, normativo, deliberativo, recursal e de representação para atuar na defesa e proteção dos recursos hídricos, tendo por finalidade formular, em caráter suplementar, a Política Estadual de Recursos Hídricos.

Três membros da ABES-BA foram nomeadas: Samara Fernanda da Silva, como conselheira titular, Telma Cristina Silva Teixeira, como 1ª suplente, e Virgínia Silva Neves, como 2ª suplente. 

Samara Fernanda da Silva

Engenheira Sanitarista e Ambiental, Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia e Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (2017-2019). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Gestão da Demanda de Água e da Disponibilidade Hídrica, atuando principalmente nos seguintes temas: alterações hidrológicas, mudanças climáticas, simulação de reservatórios, usos da água.

Telma Cristina Silva Teixeira

Pós-doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental na UFCG com bolsa do CNPq. Doutorado em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ) na área de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e Saneamento (2012). Mestre em Economia (UFBA – 1999). Professora Titular DE da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/DCIS) (1994-). Coordenadora do Curso de Graduação em Economia (1997-2001 / 2017-2018). Coordenadora da Especialização em Economia Financeira e Análise de Investimentos (UEFS) (2000-2007). Coordenadora do Grupo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (GECIS/UEFS) (2006-). Líder do RHIOS (Grupo de Estudos em Recursos Hídricos e Sustentabilidade – www.rhios.org). “Stage Doctoral” na “École Nationale du Génie Rural des Eaux et des Forêts” da AgroParisTech (Paris/França) com Bolsa de Doutorado Sanduiche da CAPES (2011-2012). 

Virgínia Silva Neves

Engenheira Sanitarista e Ambiental, Especialista em Gerenciamento dos Recursos Hídricos pela UFBa/GRH/Escola Politécnica e em Planejamento e Gestão da Educação pela UNEB. Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela UFBA/Escola Politécnica. Licenciada em Educação Artística, Habilitação Desenho pela Universidade Católica do Salvador/UCSAL e em Matemática, pela Universidade Salvador/ Unifacs. Doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSAL). Coordena e Leciona nos cursos técnicos e integrados em Infraestrutura Urbana e Saneamento, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

4 Comentários em ABES Bahia: diretores são nomeados para os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos

  1. I don’t know if it’s just me or if everyone else experiencing problems with your website. It appears as if some of the text within your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them too? This might be a problem with my browser because I’ve had this happen before. Thank you

  2. You’re so cool! I don’t think I have read something like this before. So good to find somebody with a few unique thoughts on this issue. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the web, someone with a little originality!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.