Últimas Notícias

ABES-RS: Semana da Água – RS 2021 abre com debate sobre o enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul

Durante a cerimônia de abertura, o idealizador da iniciativa há quase três décadas Paulo Renato Paim, foi homenageado. O evento está disponível no canal da ABES no YouTube. Próximo painél será dia 5 de outubro, quarta-feira, ás 10h.

Por Equipe de Comunicação ABES

Na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria com a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), realizou o primeiro painel da série especial da Semana da Água-RS 2021.“O enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul” foi o tema do debate de estreia.

Os 4 encontros integram a programação da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual e acontecem por meio do ABES Conecta, com trasmissão pelo canal da ABES no YouTube.  

Cerimônia de Abertura:

Apresentada por Ricardo Rover, vice-presidente da ABES-RS e coordenador da CT Gestão Controle de Perdas – ABES, a cerimônia de abertura contou com a presença da presidente da ABES-RS, Ana Elizabeth Carara. A edição homenageou Paulo Renato Paim, engenheiro civil, especialista em Engenharia de Recursos Hídricos e criador da Semana da Água-RS, juntamente com Cecy Oliveira. Os convidados que integraram a solenidade foram Luiz Henrique Viana, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (SEMA-RS), representando o governador do esatdo, Eduardo Leite; Darci Campani, vice-diretor da AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental); e Liliane Cafruni, diretora da Corsan.

Debate: “O enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul”

Com moderação de Paulo Paim, o primeiro painel reuniu os especialistas Diego Carrillo, engenheiro civil, analista hidrólogo, chefe da Divisão de Meteorologia, Mudanças Climáticas e Eventos Críticos (DIMETEC) do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do RSDimetec /SEMA; Ivo Lessa, engenheiro agrônomo, consultor técnico na Área de Licenciamentos e Programas Ambientais, e conselheiro da SERGS (Sociedade de Engenharia do RS); e Alberto Amaral, superintendente de Manutenção Operacional da Corsan.

Diego Carrillo falou sobre o conceito e as questões que envolvem o enfrentamento da estiagem, falta de recuperação dos volumes de água no solo e subsolo, bacias hidrográficas, diminuição da disponibilidade hídrica e as questões climáticas, e ações para combater a estiagem. Ivo lessa apontou as dificuldades, os desafios e as soluções para a agronomia e a agricultura para enfrentar a estiagem. E Alberto Amaral abordou a questão operacional. Entre os outros tópicos, ele discorreu sobre tecnologias, segurança energética, controle operacional de perdas, e manutenção eletromecânica. 

Para assistir ou rever a discussão completa, clique aqui

05 de outubro, às 10h: Proteção das nascentes: conservação e captação de água no meio rural (acesse aqui)

06 de outubro, às 10h: Drenagem Urbana: Desafios para a Gestão do Saneamento (acesse aqui)

7 de outubro, às 10h: Águas subterrâneas: um tesouro para ser usado com sabedoria (acessee aqui)

Semana da Água-RS

Além dos painéis, a Semana da Água-RS 2021, que acontece de 1º a 9 deste mês, contempla diversas atividades conectadas ao tema central, que neste ano é “CUIDE DA ÁGUA. PRESERVE A VIDA, realizadas, simultaneamente, de forma presencial ou online, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. 

Em quase três décadas, a iniciativa entrega, a cada edição, múltiplas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, clubes, entre outras entidades. Para conhevcer a programação completa e outras informações, acesse aqui

ABES Conecta

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 300 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

1 Comentário em ABES-RS: Semana da Água – RS 2021 abre com debate sobre o enfrentamento da estiagem no Rio Grande do Sul

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.