Últimas Notícias

ABES Santa Catarina lança Câmara Técnica Operacional

Evento de abertura da CT foi marcado por discussão sobre métodos de avaliação e remoção com processos químicos, plano de descarga de rede e uso de polipig, com palestras de especialistas em engenharia química.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Santa Catarina (ABES-SC) realizou nesta quarta-feira, 13 de março, o lançamento de sua Câmara Técnica Operacional. Transmitido pelo canal da entidade no YouTube, o evento foi marcado por debate sobre o tema “Controle de cor na rede de distribuição: métodos de avaliação e remoção envolvendo processos químicos, plano de descarga de rede e uso de polipig”.

Moderador do evento, o engenheiro civil e diretor da Itapoá Saneamento, Angelo Diego Packer, apresentou a nova CT ao público. Ele coordenará a Câmara ao lado de Rogério Sorato (adjunto), engenheiro químico, graduando em engenharia civil e presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) Morro da Fumaça.  

Segundo Packer, a Câmara Operacional da ABES-SC vai focar em monitoramento e dosagem de produtos químicos, concentração de metais em redes de distribuição e análises laboratoriais. Nos segmentos comercial, operacional e capex, também vai abordar indicadores de desempenho, boas práticas rotineiras de leitura e fiscalização, plano de manutenção de ativos, elaboração de projetos e outros temas relevantes.

“Todos os participantes que tiverem algum desses assuntos em voga, por favor, nos procure”, convidou. O engenheiro destacou que a câmara é aberta à apresentações de todos os participantes, tendo em vista que os temas são de interesse não só do estado de Santa Catarina, mas também de todo o país.   

“Todos os assuntos que talvez sejam interessantes e não abordamos também nos apresentem porque é sempre muito bem-vindo”, completou. 

A ocasião contou com palestras de três especialistas. Cristina Karsten, engenheira química na Empresa Brasileira de Saneamento (EBS) Joinville. Há quinze anos no saneamento, Cristina ministrou a palestra Coloração Na Água de Distribuição – Introdução. 

A segunda palestra ficou a cargo da também engenheira química Joanna Ferreira Godinho, da Emasa Balneário Camboriú. O tema discutido foi Controle de Cor na Água da Rede de Distribuição – Avaliação, Monitoramento e Resolução. Veja a apresentação aqui

Por fim, foi a vez do coordenador adjunto, Rogério Sorato. Ele ministrou a palestra sobre Uso de Polipig para Remoção de Depósitos Metálicos. Confira a apresentação

Assista a todas as discussões na íntegra pelo canal da ABES no YouTube.

Durante o encerramento do encontro, Diego destacou os próximos eventos da ABES. Confira a programação e participe também: Agenda ABES 2024: prepare-se para os próximos eventos.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89