Últimas Notícias

Nova Diretoria da Seção DF toma posse e destaca importância da realização do Congresso da ABES 2025 em Brasília

Solenidade que empossou Fuad Moura como presidente da seção e Ernani Ciríaco de Miranda como vice foi realizada em 11 de outubro, no Clube de Engenharia da capital federal.

A cerimônia de posse da nova diretoria da ABES Seção Distrito Federal para o biênio 2023-25 aconteceu no dia 11 de outubro, no Clube de engenharia de Brasília, e foi um sucesso. Quase cem pessoas participaram, confraternizaram, ouviram e aplaudiram as falas, que foram unânimes em enfatizar a importância da realização do próximo Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – o 33º Congresso da ABES (CBESA), na capital federal, e o papel da ABES na discussão nacional sobre o direito ao saneamento básico.

Um dos momentos emocionantes foi a apresentação dos novos diretores, que ficaram de pé assim que foram citados pela mestre de cerimônia para serem conhecidos e aplaudidos pelos presentes.

A diretora executiva da ABES, Alessandra Peres, abriu a sequência de falas, ressaltando a importância das parcerias com outras entidades, “para trabalharmos juntos neste momento extremamente estratégico”. O diretor executivo do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Paulo Palhas, desejou uma excelente gestão à nova diretoria e colocou a entidade à disposição da ABES para a organização do Congresso. Levi Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Brasília, disse que podem contar com a ABAV e parabenizou a ABES por ter trazido o CBESA para Brasília.

O secretário executivo da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento, Sérgio Gonçalves, lembrou que a AESBE é associada da ABES e “é uma honra estarmos juntos em parceria no desafio enorme de levar saneamento e cidadania para todos os brasileiros”. Sérgio Gonçalves também leu mensagem da ex-presidente da ABES-DF, Kátia Campos, que não pôde comparecer à cerimônia. Na mensagem, Kátia diz que “é uma alegria imensa passar a condução da maravilhosa equipe da ABES-DF para o Fuad e o Ernani, que contam com a renovada equipe que mescla os dinossauros e a juventude de sanitaristas de Brasília. Temos tido a capacidade de trabalharmos de forma integrada, articulada, transparente e solidária o que nos dá o privilégio de podermos contribuir no aperfeiçoamento das políticas de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente nos diversos fóruns, câmaras e conselhos do DF”.

Na sequência, foi a vez do presidente da CAESB, Luís Antônio de Almeida Reis, que saudou a nova diretoria, afirmando que a CAESB tem o maior interesse de estar próxima da ABES e de outras entidades parceiras e dará todo o apoio para realizarmos o melhor Congresso e Feira Internacional de Tecnologias em Saneamento em Brasília. “Não é possível pensar no Brasil sem as entidades associativas dando sua contribuição, empurrando o país para a frente em um tema tão importante como o saneamento”, disse.

Realizar um evento memorável

O vice-presidente da nova diretoria, Ernani Miranda, destacou que “o nome da nossa chapa, Água e Saneamento: Direitos Humanos Fundamentais é muito emblemático e nos motiva a continuar a luta para assegurar esse direito, para garantir o gozo de outros direitos”. Ernani citou também a atuação da ABES/DF nos diversos conselhos e fóruns, onde a ABES exerce participação técnica qualificada, contribuindo para o debate e cobrando políticas públicas para o setor”.

Finalmente, o novo presidente da ABES-DF, Fuad Moura, falou do desafio que será organizar o CBESA em 2025: “iniciamos com a missão de realizar o 33º CBESA que será um evento memorável para o DF.” Fuad se disse honrado de representar o DF na ABES, entidade que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. O novo presidente apontou o fortalecimento dos conselhos como parte da evolução do setor e ressaltou a importância de fortalecer ainda mais as parcerias já estabelecidas com outras entidades e com o setor acadêmico. Citando as populações rurais e periféricas, Fuad lembrou que “temos interesse em saber quem está fora da cobertura dos serviços de saneamento para contribuir para a construção da universalização”. E encerrou com um chamamento: “Convoco a todos para juntos construirmos o saneamento no DF”.

Outras autoridades presentes à cerimônia de posse da ABES-DF foram a presidente do Instituto BRB, Leila Republicano, o diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Alexandre Kepler, a diretora-geral do Instituto Terra e Trabalho, Fabiana Barbosa e a presidente do Comitê de Bacias do Paranaíba, Alba Evangelista. Já o Ministério da Saúde foi representado por Rogério Guedes, o senador Jaques Wagner por Jonathan Fonseca. O presidente da Câmara Legislativa do DF, Welington Luiz, foi representado por Fernando Vieria e o Presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, foi representado por Rodrigo de Souza.

Após a cerimônia de posse, entraram em cena a cantora Karla Sangaleti e Banda, que animaram a festa que reuniu tanta gente comprometida com o desafio da universalização dos serviços de saneamento básico.

Fonte ABES-DFConfira o álbum de fotos do evento

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89