Últimas Notícias

ABES-PR integra capacitação sobre acesso ao saneamento promovida pela Sanepar 

O evento é gratuito e acontecerá no dia 24 de outubro como parte do Circuito Urbano 2023 do programa ONU-Habitat, realizado no Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. Karen Amaral, vice-presidente da seção, será uma das palestrantes.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Seção Paraná (ABES-PR) é apoiadora da capacitação virtual “Saneamento: um direito de todos”, que será realizada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), no dia 24 de agosto, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas aqui.

Aberto ao público, o evento faz parte da programação nacional do Circuito Urbano 2023, criado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), realizado no Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O objetivo é estimular a sociedade a refletir sobre a qualidade de vida nas áreas urbanas. 

Os palestrantes serão a vice-presidente da ABES-PR e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Karen Juliana do Amaral; o gerente de Água e Oceano do Pacto Global/Brasil, Rubens Filho; e a gestora ambiental da Sanepar, Luciana Garcia. Na abertura do evento, o destaque será a apresentação do diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Na ocasião, serão abordados os benefícios e os desafios para o acesso ao saneamento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 17 (Parcerias para implementação dos ODS).

OUTUBRO URBANO – Em 2023, nesta sexta edição do Circuito Urbano, o tema é “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”. Os eventos se relacionam com as linhas temáticas: Planejamento urbano integrado; Financiamento e investimento; Inclusão social e econômica; Economia circular. A programação completa está disponível neste link.

O Circuito Urbano foi criado em 2018 pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil com o objetivo de promover eventos no mês de outubro para dar visibilidade a temas do Outubro Urbano, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira do mês, e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro.