Últimas Notícias

ABES-SP e ABRATT lançam guia de boas práticas para arrebentamento de redes

O evento que marcou o lançamento da 3ª Edição NASTT aconteceu nesta terça (6) na sede da Seção SP, na capital, com presença dos presidentes das duas associações. Preparado por experientes profissionais da área, o livro serve de apoio para empreiteiras, engenheiros e proprietários e está à venda na livraria virtual da ABES-SP.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Seção São Paulo (ABES-SP) e a Associação Brasileira de Métodos não Destrutivos (ABRATT) lançaram nesta terça-feira, 6 de setembro, a 3ª Edição NASTT – Arrebentamento de Redes – Guia de Boas Práticas. O evento aconteceu na sede da ABES-SP, na capital paulista, com transmissão pelo YouTube (disponível aqui).

O encontro contou com participação do presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, e do presidente da ABRATT, Hélio Rosas. Também estiveram presentes Nivaldo Rodrigues, vice-presidente da Seção SP da ABES, e superintendente da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Sabesp, parceira estratégica do livro, e Caio Palumbo, gerente de Engenharia da Comgás, patrocinadora ouro da publicação.

“Esta é a terceira edição da NASTT que a ABES-SP faz a tradução técnica, com apoio de Sérgio Pallazzo (membro da ABRATT), resultando em um trabalho de alta qualidade”, destacou Luiz Pladevall. O livro está à venda na livraria virtual da ABES-SP (acesse aqui).

As duas primeiras publicações, como lembrou Pladevall, foram “Tecnologia Não Destrutiva, Planejamento, Equipamentos e Métodos, lançado em 2016”; e “HDD Perfuração Horizontal Direcional: Guia das Melhores Práticas”, publicado em 2018, que também pode ser adquirido na livraria virtual da ABES-SP.

“Além de envolver matéria técnica de grande interesse ao segmento de saneamento, esta edição da NASTT é de grande importância, tendo em vista a escassez de literatura em português disponível para consulta. Preparado por experientes profissionais do setor, o livro serve de apoio para empreiteiras, engenheiros e proprietários”, reiterou o presidente da ABES-SP. “O objetivo é que as instalações feitas por esse método sejam realizadas de maneira eficaz, segura e efetiva”, completou.

Na ocasião, Hélio Rosas abordou a evolução do Pipe Bursting no Brasil. “Estamos junto com a ABES-SP na publicação destes três livros, e este é nosso trabalho, desenvolver o Método não Destrutivo no país”, reforçou. E frisou que a parceria se estende também para os cursos (já foram realizados 8 treinamentos sobre MND por meio do convênio entre as duas associações). 

“Este livro”, comentou Hélio Rosas, “vem contribuir com mais uma técnica não destrutiva altamente utilizada, não só no Brasil, mas também no mundo, que minimiza o impacto que uma escavação de vala a céu aberto causa em cidades como São Paulo”. “O lançamento foi um sucesso. Agradeço a parceria com a ABES, os patrocinadores  e todos que participaram”, disse Hélio Rosas.

A 3ª Edição NASTT – Arrebentamento de Redes – Guia de Boas Práticas é assinada por Edward Alan Ambler, P.E., LEED AP (Am Trenchless), Matt Timberlake (Ted Berry Company) e Michael Woodcock, (Portland Utilities Construction), e diversos assistentes e revisores, apresentados ao mercado mundial pela Associação Norte Americana de Métodos não Destrutivos (NASTT).  

O livro conta com o apoio e patrocínio de 17 empresas:

Apoio estratégico: Sabesp

Patrocínio Ouro: Comgás e XCMG Brasil Indústria

Patrocínio Prata: Georg Fischer Sistemas de Tubulações, Plasson do Brasil, Polierg Indústria e Comércio, Sanit Engenharia, e Sondeq Indústria de Sondas e Equipamento

Patrocínio Bronze: Cadre Engenharia e Serviços, CDG Engenharia, DRC Construção, ENG Saneamento e Construções, Metropolitana Ambiental, Passarelli Engenharia e Construção, Sanejets Engenharia, Silcon Drilling Serviços e Engenharia, e Trail Infraestrutura.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.