Últimas Notícias

Dia Mundial da Água: JPS-SP integra ação para conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema

O JPS da ABES São Paulo, representado pelo coordenador adjunto, Thiago Silva Pereira, e por Matheus Paiva Brasil, também integrante do programa, integraram, na última segunda, 25 de março, uma ação de conscientização sobre a importância da água com crianças e adolescentes de 11 a 15 anos do CCA Obra do Berço. O evento, que comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março), foi promovido pela UBS – Unidade Básica de Saúde do Jardim das Palmas, em São Paulo/SP.

Em sua apresentação, Matheus falou sobre como tratar a água, além de explicar quais são as principais legislações para o uso e também o conceito de poluição hídrica, fontes pontuais de de poluição e fontes difusas. O jovem profissional falou ainda sobre o poder da água ao dar dicas de como evitar o desperdício dela economizando no tempo do banho, por exemplo.

Thiago Silva Pereira, que é Agente de Promoção Ambiental – APA complementou a apresentação falando sobre o Projeto “Observando os Rios”, que a Unidade Básica de Saúde Jardim das Palmas tem em parceria com a SOS Mata Atlântica. A iniciativa visa analisar a qualidade da água das nascentes do território. O agente também apresentou e incentivou os jovens da sala de aula a participarem do “Prêmio Jovem da Água de Estocolmo” (SJWP), que em sua última edição levou estudantes para a Suécia em prol da causa da água.

 

Matheus comentou sobre a importância da iniciativa. “A execução da atividade foi de suma importância para podermos entender como podemos apoiar e orientar quanto as questões do saneamento para as populações mais carentes que vivem em áreas vulneráveis”, disse. “Além disso, esta ação foi importante para desenvolvermos a nossa habilidade de se comunicar com diferentes públicos de diversas faixas etárias, sobretudo para as crianças e adolescentes”, finalizou o JPS.

Thiago ressaltou que a atividade foi interessante para despertar o interesse das crianças e adolescentes nos temas ambientais. “Durante a apresentação identificamos que o CCA já trabalhou e  trabalha com eles no tocante a estas questões”, frisou. “Alem disso, assim como os jovens que foram representar o Brasil em Estocolmo na Suécia em 2017/2018, futuramente estes jovens poderão ser aqueles que foram conscientizados durante a capacitação. Porque, independentemente das condições sociais e econômicas, todos temos capacidade de desenvolver projetos incríveis envolvendo os eixos de sustentabilidade, água, dentre outras temáticas”, ressaltou Thiago. 
 

1 Comentário em Dia Mundial da Água: JPS-SP integra ação para conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.