Últimas Notícias

47º Congresso da Assemae: CT de Saneamento Rural da ABES participa de debate sobre o PNSR

Foto: Divulgação Assemae

Nesta quarta-feira, 21 de junho, a presidente da ABES-MG e coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da entidade, Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, foi uma das palestrantes da mesa redonda que abordou o “Programa de Nacional de Saneamento” no 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. O painel foi coordenado pelo presidente da Assemae Regional Nordeste IV e diretor do SAAE de Jaguaribe (CE), Ronaldo Nunes.

Mônica iniciou sua fala apresentando a ABES e a Câmara Temática de Saneamento Rural, enfatizando o foco principal de sua gestão: fortalecer o setor, compartilhar experiências através de apresentações e debates em Fóruns Regionais, Congressos da ABES e Seminários Nacionais da Câmara, que a partir de 2012 passaram a incorporar os Encontros Latino-americanos de Saneamento Rural, por iniciativa da própria Câmara Temática.

Mônica Bicalho (ao centro) Fotoa: Roberta Rodrigues e Elis Regina Oliveira

Em seguida, apresentou diversos desafios para implementação dos serviços de saneamento em áreas rurais, destacando “planejar, implementar e monitorar a GESTÃO; operacional, financeira , administrativa e social”. Enfatizou que “grande parte dos desafios tem sido vencidos através de gestão comunitária compartilhada, como é o caso do ‘SISAR- Sistema de Saneamento Rural’, nos Estados do Ceará e do Piauí, e das ‘Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento’, na Bahia”.

Sobre o Programa de Saneamento Rural – PNSR, em fase de elaboração numa parceria entre Funasa e UFMG, Mônica Bicalho falou da importância de um Programa Nacional que priorize uma política pública com ações e atores definidos nos níveis federal, estadual, municipal e local.

Ela apontou o que se espera do PNSR e as oportunidades de ampliar a infraestrutura nas zonas rurais, capacitar mão de obra local, promover eficiência administrativa e operacional dos gestores e impactar positivamente em saúde, ambiente e qualidade de vida da população.

Concluindo, citou que o PNSR é um “sonho que vem sendo sonhado há mais de 30 anos” (o piloto do Programa Nacional de Saneamento Rural aconteceu no final da década de 80), e que “a Câmara vem participando ativamente das oficinas e encontros, visando contribuir com sua expertise para a construção do Programa”.

 

 

 

23 Comentários em 47º Congresso da Assemae: CT de Saneamento Rural da ABES participa de debate sobre o PNSR

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89