Últimas Notícias

JPS-MG promove debate sobre programa da Copasa de recebimento e controle de efluentes

Tendo em vista que muitos estudantes da Engenharia Ambiental e outras carreiras, bem como a sociedade civil em geral desconhecem o termo “PRECEND”, o Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-MG), por meio de uma nova iniciativa, o “Programa Capacitar”, promoverá palestra com o tema “O que é o PRECEND?”, no dia 28 de junho (quarta-feira), às 18h30, na sede da ABES/MG (Rua São Paulo, 824, 14°andar, Centro. Belo Horizonte/MG). A entrada é franca e as vagas são limitadas.

As inscrições podem ser feitas aqui:

PRECEND

O “Programa de Recebimento e Controle de Efluentes para Usuários Não Domésticos” (PRECEND), é uma iniciativa da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), cujos objetivos são:

  • reduzir os riscos relacionados à saúde dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos;
  • assegurar a integridade das tubulações que recebem toda a sorte de despejos;
  • proteger o sistema coletor contra corrosão, incrustação, obstrução e vapores tóxicos;
  • evitar a ocorrência de explosões e inflamabilidade;
  • prevenir a introdução de poluentes que passam pela ETE e continuam a poluir os cursos d’água;
  • prevenir o lançamento de poluentes tóxicos além de limites permitidos que possam causar desequilíbrio ou perda do processo de tratamento de esgotos;
  • viabilizar o atendimento aos padrões legais referentes às características do efluente final e lodos produzidos nas ETEs;
  • viabilizar a utilização do efluente final das ETEs para reúso industrial.

O encontro do JPS-MG terá palestras de:

Flávia Mendes:

Engenheira Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Técnica em Química Industrial pelo CEFET/MG. Estagiou em empresa privada e em órgão ambiental (FEAM). Atualmente exerce o cargo de Analista Ambiental em empresa privada e é Secretária Geral do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/MG – ABES).

Pedro Godinho:

Engenheiro Ambiental, pela Universidade FUMEC, MBA em Gereciamento de Projetos pelo IETEC e Técnico em Meio Ambiente pelo INAP. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Negócios na empresa PROJETA SUSTENTAVEL e membro do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/MG – ABES).

4 Comentários em JPS-MG promove debate sobre programa da Copasa de recebimento e controle de efluentes

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.