Últimas Notícias

Texto da MP do Saneamento é aprovado pela Comissão Mista. ABES mantém seu posicionamento e programa mobilização nacional

A Comissão Mista da Medida Provisória 868/18, que muda as regras para o setor de saneamento, votou, nesta terça-feira, 7 de maio, por 15 votos a 10 a favor do parecer do senador Tasso Jereissati/PSDB-CE (na foto acima) (assista aqui ao vídeo da reunião). E veja abaixo quem votou a favor e contra o texto da MP do Saneamento:

“Apesar de todos os esforços do governo para ter um texto que contemplasse as solicitações das entidades, o texto não atendeu, na sua essência, o que a ABES prima como eixo central, ou seja, a busca da universalização, com foco em ter saneamento em todo o país. Isso não foi atendido, infelizmente, e por este motivo a ABES é totalmente contrária à MP do Saneamento. Ainda existe a possibilidade de mudança diretamente no Plenário e nós vamos continuar abertos a esta mudança que rege sobre a questão do Artigo 13, que trata da alienação das ações, nó acreditamos que haverá muito problema jurídico e isto complicará a vida do saneamento no país. Além do retorno do contrato programa para o eixo central da regionalização. A ABES continua aberta à MP, mas precisa haver estas duas mudanças, senão não haverá consenso e a ABES se posicionará contra até o final”, ressalta Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, que esteve presente em Brasília na sessão de votação.

Pela manhã, Roberval, acompanhado de João Paulo Papa e de Marcel Sanches, da ABES-SP, reuniu-se com o deputado Evair de Melo, presidente da Comissão Mista da MP do Saneamento, para ratificar o posicionamento da ABES, e participou também de encontro com representantes das entidades FNU (Federação Nacional dos Urbanitários), FNSA (Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental) e APU (Associação dos Universitários da Sabesp) para discutir a MP.

Na semana passada, a ABES divulgou nota de repúdio ao parecer, especialmente em virtude do Artigo 13 (clique aqui para ler a nota).

“A ABES vai organizar uma mobilização em todo o Brasil para informar todos os parlamentares (deputados e senadores) que este texto é danoso ao saneamento do país”, afirma Roberval.

O prazo de vigência da MP, que foi editada ainda no governo Temer, expira no dia 3 de junho. Até essa data, se aprovado o relatório na comissão mista, o texto precisa passar por votação nos plenários da Câmara e depois do Senado.

Veja como votaram os parlamentares:

 

SIM À MP – Parlamentares que votaram a favor do texto:

Senadores:

FERNANDO BEZERRA COELHO

CONFÚCIO MOURA

DANIELLA RIBEIRO

TASSO JEREISSATI

ORIOVISTO GUIMARÃES

MAJOR OLIMPIO

NELSINHO TRAD

JORGINHO MELLO (suplente)

 

Deputados:

HILDO ROCHA

CEZINHA DE MADUREIRA

NELSON BARBUDO

CARLOS CHIODINI (suplente)

EDUARDO CURY (suplente)

FERNANDO RODOLFO

FELIPE RIGONI

 

NÃO À MP – Parlamentares que votaram contra o texto:

Senadores:

CID GOMES

VENEZIANO VITAL DO RÊGO

OTTO ALENCAR

ROGÉRIO CARVALHO

HUMBERTO COSTA (suplente)

 

Deputados:

SAMUEL MOREIRA

IGOR TIMO

MAURO BENEVIDES FILHO

AFONSO FLORENCE

GLAUBER BRAGA

O presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza, João Paulo Papa e Marcel Sanches em reunião com o deputado Evair de Melo, presidente da Comissão Mista da MP do Saneamento

 

ABES, FNU, FNSA e APU em reunião nesta terça

 

 

2 Comentários em Texto da MP do Saneamento é aprovado pela Comissão Mista. ABES mantém seu posicionamento e programa mobilização nacional

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89