Últimas Notícias

Seminário online sobre saúde ambiental da ABES-SP é sucesso de realização

(Da dir. para a esq.) o palestrante Prof. Dr. Fábio Kummrow; Roseane M. Garcia Lopes de Souza, coord. da CT Saúde Pública da ABES-SP; e Dante Ragazzi Pauli, coord, da Câmara Temática d Comunicação no Saneamento da ABES.

Por Clara Zaim

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Saúde Pública, que é coordenada pela Diretora da ABE-SP, engenheira Roseane M. Garcia Lopes de Souza, realizou na última sexta-feira, 20 de janeiro, o webinar ‘’Toxicologia Ambiental: um olhar voltado para as áreas contaminadas’’. A palestra online, que contou com cerca de 900 inscritos, foi ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Kummrow, docente nas unidades curriculares Análises Toxicológicas e Ecotoxicologia na Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema.

Roseane Garcia introduziu a palestra abordando o papel da toxicologia e as áreas contaminadas no Brasil, destacando que o Ibama e do Ministério da Saúde tem dados diferentes.

Fabio Kummrow explicou o que é a toxicologia e focou a palestra em substâncias químicas. Discorreu sobre áreas contaminadas, agentes, riscos e formas de contaminação, biodisponibilidade, variabilidade dinâmica e efeitos, monitorização, toxicocinética e toxicodinâmica, disponibilidade química e biológica, estudos e avaliações.

Prof. Dr. Fábio Kummrow

Como o especialista analisou junto ao público online, a toxicologia ambiental é necessária e pode ajudar a identificar o perigo, as substâncias, a toxicidade, caso venham a interagir com as pessoas que estão na área contaminada. Além disso, “oferece gerenciamento de riscos, monitoração e medidas para diminuir o risco e garantir a saúde. Utiliza avaliação toxicológica, dados epidemiológicos, estudos com animais como roedores e mamíferos para ver o que pode causar e os efeitos diversos para a saúde, o que varia devido a intensidade, a frequência e a exposição”, destacou.

Os desafios encontrados, conforme pontuou Fabio Kummrow, são: coleta de informações da área contaminada, identificação do agente e qual é a sua substância e a sua toxicidade. O Prof ainda explicou sobre os variados tipos de agentes químicos, como interagem entre si e como afetam o organismo humano. Quanto maior a concentração do agente maior o risco à saúde da população. “É necessário identificar e caracterizar o risco, analisar a região da área, o solo e a vocação e qual a capacidade e a disponibilidade do agente químico. As agências ambientais e os pesquisadores usam diferentes tipos de avaliação de risco que variam conforme o caso’, frisou.

‘’A toxicologia ambiental tem uma íntima ligação com o trabalho nas áreas contaminadas”, enfatizou Fábio Kummrow. “A contaminação pressupõe a presença de substâncias nocivas à saúde. O trabalho da toxicologia é justamente entender o impacto dessas substâncias presentes na área contaminada, avaliar e identificar o risco e a gravidade a população exposta’’, complementou.

Roseane M. Garcia Lopes de Souza

Roseane Garcia ressaltou o significado da realização. ‘’É o nosso primeiro webinar sob o tema toxicologia ambiental com o professor Fabio Kummrow. A palestra foi um sucesso, tivemos quase 900 inscritos, o que confirma a importância e utilização dessa ferramenta para que a ABES ofereça abrangência nacional”, disse. “Vamos disponibilizar o conteúdo em nosso site. A ABES está cumprindo o seu papel de levar informação para a sociedade e a área técnica’’, concluiu .

Próximo webinar: ferramentas de geoprocessamento

Este foi o primeiro dos dois eventos online promovidos sobre o tema saúde ambiental pela ABES-SP neste mês de janeiro. A próxima palestra será “Usando as Ferramentas de Geoprocessamento na Saúde Ambiental”, nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, das 10h30 às 11h15. Inscreva-se aqui

19 Comentários em Seminário online sobre saúde ambiental da ABES-SP é sucesso de realização

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89