Últimas Notícias

Seminário de Resíduos: faça sua inscrição para as Oficinas JPS

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES promoverá duas oficinas, nos dias 17 e 18 de março, durante o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | I Painel Internacional de Resíduos Sólidos. O evento será realizado online, de 16 a 18 deste mês.

Oficina para Professores da Rede Pública – 17 de março (quarta-feira), às 16h. Clique aqui para se inscrever:

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES promoverá duas oficinas (veja descrições ao final), nos dias 17 e 18 de março, durante o 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | I Painel Internacional de Resíduos Sólidos. O evento será realizado online, de 16 a 18 deste mês.

Oficina para Professores da Rede Pública – 17 de março (quarta-feira), às 16h.

CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mediadora: Manuela Bahiense Wenceslau Proença

Palestrantes: Iara Rosso, Gabrielle Fernandes, Larissa Couto, Mauana Ravadelli, Manuela Proença

Oficina para Catadores de Material Reutilizável e Reciclável – 18 de março (quinta- feira), às 16h

CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mediadora: Adjane Damasceno de Oliveira

Palestrantes: Nathália Nascimento, Regina Coeli, Wesley Belo, Manuela Proença

Colaboração: Iara Rosso

Participação especial: Dimir Viana

OFICINA 1

A oficina será iniciada com uma contextualização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o tema `Resíduos Sólidos`. Será apresentado um panorama da coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil. A partir dessa análise será possível interpretar os dados e compreender de forma aprofundada as consequências da disposição incorreta de resíduos na saúde da população e no meio ambiente. Também serão abordados os temas consumo responsável, 5 Rs, obsolescência programada e perceptiva e alternativas para o tratamento e destinação final do resíduo orgânico doméstico. Além disso, serão apresentadas estratégias para a separação de resíduos em domicílios e um passo a passo para a construção de um minhocário com uma breve explicação do seu funcionamento. A presença de resíduos nos oceanos também será avaliada, considerando tanto o descarte incorreto em praias como a formação das grandes ilhas de plástico. Serão comentados alguns aspectos e contribuições da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do conceito de Espaço Lixo Zero. Os materiais e as referências apresentadas durante a oficina serão disponibilizados para consulta e utilização.

OFICINA 2

A oficina será iniciada com uma contextualização sobre a Educação Ambiental e sua importância  para o empoderamento do movimento de catadoras e catadores de material reutilizável e reciclável. Haverá uma entrevista com catadores dos estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco sobre o impacto da pandemia nas atividades das cooperativas. Posteriormente será apresentado às catadoras e aos catadores os equipamentos de proteção individual e os cuidados a serem aplicados antes, durante e após a execução de suas atividades, de forma a garantir maior salubridade e segurança no exercício profissional, sobretudo durante o período de pandemia pelo qual estamos passando. Ao final da oficina haverá o momento “inspire-se” onde será apresentado ao público a cooperativa Palha de Arroz, situada em Recife (PE), um exemplo de protagonismo feminino neste mês em que celebramos o dia internacional da mulher. A oficina será encerrada com participação do educador e artista Dimir Viana, que irá abordar sobre Mobilização Social Criativa além de apresentar uma de suas composições do álbum ‘O Catador e a Rua’.

 

Mediadora: Manuela Bahiense Wenceslau Proença

Palestrantes: Iara Rosso, Gabrielle Fernandes, Larissa Couto, Mauana Ravadelli, Manuela Proença

Inscreva-se aqui

Oficina para Catadores de Material Reutilizável e Reciclável – 18 de março (quinta- feira), às 16h

Mediadora: Adjane Damasceno de Oliveira

Palestrantes: Nathália Nascimento, Regina Coeli, Wesley Belo, Manuela Proença

Colaboração: Iara Rosso

Participação especial: Dimir Viana

Dia 17 de março – clique aqui
https://docs.google.com/forms/d/1E4EQCtkqjnyM265mKzhsUlztvlb8eMfWMphJ8L81mmI/edit?usp=sharing


Dia 18 de março – clique aqui
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvHoC5AG9bk24G2VT3P8-zfD753oIeDofc8-1SFDvxhaClVw/viewform

7 Comentários em Seminário de Resíduos: faça sua inscrição para as Oficinas JPS

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89