Últimas Notícias

Semana da Água da ABES-RS: último webinar da série especial traz experiências exitosas em educação ambiental

Foram quatro eventos online, que integraram a programação da 29ª Semana Interamericana e 22ª Semana Estadual da Água, com sucesso de realização, por meio do ABES Conecta (assista no YouTube). Iniciativa consolida-se como a grande mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água. 

O último webinar de uma série de quatro encontros da Semana da Água do RS 2022 aconteceu nesta quinta-feira, 13 de outubro, destacando experiências exitosas em educação ambiental. Sucesso de realização, os eventos integraram a programação da 29ª Semana Interamericana e a 22ª Semana Estadual da Água, consolidada como a grande mobilização da sociedade gaúcha para celebrar a importância da água.

A iniciativa é uma realização da ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), em parceria institucional com a Companhia Riograndense de Saneamento (Cosan). Os webinares aconteceram por meio do ABES Conecta e estão disponíveis no YouTube.

Com a crescente relevância das questões ambientais, a educação ambiental assumiu importante papel na sociedade, protagonizando ações e estimulando as organizações a criarem iniciativas e desenvolverem significativos projetos nesta área. A educação ambiental colabora não apenas com à conscientização para bons hábitos, mas principalmente para a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas à conservação do meio ambiente – importante bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e à sustentabilidade. 

Para abordar o tema, o evento contou com presença de profissionais que se dedicam a estas atividades tão importantes para a sociedade, para planeta e para a humanidade em geral. Foram eles: Rafael Goelzer, sócio e diretor de Relacionamento com o Mercado da Quinta da Estância e Estância das Oliveiras, Nadine Vergara Schorr, gestora do Departamento de Educação Ambiental da Corsan e integrante do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES: Eixo Educação Ambiental, e Patrícia Mairesse, assessora da Educação Ambiental do Estado Rio Grande do Sul. 

A moderação ficou por conta de Ricardo Röver Machado, diretor da ABES-RS, coordenador as atividades da Semana da Água do RS 2022 ao lado da vice-presidente da ABES-RS, Jussara Kalil Pires. 

Em sua participação, Nadine Schorr apresentou os programas de educação ambiental da Corsan, que realiza visitas orientadas, palestras e participa de eventos sobre o tema. A palestrante destacou as ações ambientais desenvolvidas pela companhia e como é feito o monitoramento e a mensuração dos resultados.  

Patrícia Mairesse explanou a proposta, parcerias e cursos de educação ambiental desenvolvidos na Secretaria Estadual de Educação Ambiental do RS. O objetivo, segundom ela, é religar o indivíduo da sociedade com a natureza, com a formação continuada dos professores, divulgação e valorização de boas práticas e no incentivo ao protagonismo das escolas estaduais. Entre outros tópicos, Patrícia falo sobre os trabalhos de educação ambiental desenvolvido nas escolas do estado. 

Em sua apresentação, Rafael Goelzer destcaou a criação da Quinta da Estância, um local de turismo, que reúne inovação, ecologia e lazer rural no Rio Grande do Sul. de acordo com ele, o espaço amplia o nível de consciência sobre a natureza e as relações humanas para os seus visitantes e é visitado por escolas, empresas e famílias.  

Ao final, os participantes debateram sobre o tema e esclareceram as dúvidas do público.

Para assistir à transmissão completa, clique aqui.

O primeiro webinar abordou o tema “Água em movimento: o protagonismo da mulher”

O segundo encontro disucutiu “O impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos e meio ambiente” 

O terceiro abordou “O desafio da restauração florestal”

Para assistir ou rever os webinares da Semana da Água 2022, acesse a playlists completa.

 ABES Conecta     

Sucesso de realização da ABES, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 400 mil visualizações nas transmissões.     

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!     

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.