Últimas Notícias

Saneamento e clima em pauta: painéis no Congresso da ABES antecipam debates da COP30

Entre 25 e 28 de maio, Brasília recebe o 33º Congresso Nacional da ABES, que reúne autoridades e especialistas para discutir as conexões entre saneamento, clima e inovação

O evento também marca o lançamento do Espaço COP Saneamento na FITABES 2025, plataforma que impulsiona a agenda ambiental rumo à COP30

De 25 a 28 de maio, Brasília será palco do 33º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), evento que reúne os principais especialistas, gestores públicos e líderes do setor de saneamento. Com foco nas conexões entre saneamento, mudanças climáticas e inovação, o congresso traz painéis estratégicos que discutem soluções para os desafios mais urgentes do país, antecipando debates que serão levados à COP30.

Em um momento decisivo para o saneamento brasileiro, marcado pela vigência do Novo Marco Legal e pelo compromisso do país com as metas climáticas globais, o evento traz à tona temas como universalização do acesso à água e esgoto, gestão dos recursos hídricos diante das mudanças climáticas, impactos das crises ambientais na experiência dos usuários, descarbonização do setor e transformação digital. Os painéis reúnem especialistas reconhecidos, que apresentam não apenas os problemas, mas principalmente soluções práticas e inovadoras.

Presença de ministros
O Congresso contará com a Palestra Magna da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no dia 26 de maio, segunda-feira, às 9h15, destacando o protagonismo do Brasil diante da crise climática global. No dia seguinte, 27 de maio, terça-feira, no mesmo horário, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, abordará os desafios da governança urbana e da integração entre saneamento, habitação e clima, temas necessários para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

Painéis em destaque
No dia 26 de maio, segunda-feira, às 14h15, no Auditório 7, o painel “Como garantir a universalização dos serviços de água e esgoto em comunidades de pequeno porte? Soluções inovadoras para o Brasil rural e urbano” reunirá especialistas para discutir soluções práticas e inovadoras que possam superar os desafios enfrentados por localidades rurais e urbanas isoladas. Participam do debate Adauto Santos do Espírito Santo, engenheiro civil e conselheiro fiscal da ABES-DF; Uende Aparecida Figueiredo Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Paulo Scalize, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No mesmo dia, às 16h15, no Auditório 8, o painel “Alterações climáticas e gestão de recursos hídricos” reunirá especialistas para discutir os impactos crescentes das mudanças climáticas sobre a disponibilidade e a qualidade da água no Brasil e no mundo. Entre os palestrantes estão Carlos Eduardo Moretti Tucci, professor titular aposentado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS; Glênio da Luz Lima Júnior, superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb; Paulo Henrique Reis, gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cedae; e Benedito Braga, presidente do Conselho Latino-Americano da Água.

No dia 27 de maio, terça-feira, às 14h15, no Auditório 6, o painel “Gestão de crises climáticas e impactos na experiência do cliente: desafios e soluções para concessionárias de água” abordará os desafios emergentes que as mudanças climáticas impõem às concessionárias de saneamento, com foco na qualidade do serviço e na relação com o consumidor. O painel contará com a participação de especialistas renomados como Paulo Massato, consultor em saneamento; Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea; Emerson J. Santos, diretor regional da Sabesp; e Bruno Vanuzzi, diretor geral da DMAE-RS.

No mesmo dia, às 16h15, no Auditório 7, o painel “Como as Estações de Tratamento de Esgoto Podem Impulsionar a Descarbonização no Setor de Saneamento e Contribuir com a Pauta da Transição Energética?” reunirá especialistas para debater o papel estratégico das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na agenda da sustentabilidade e na redução das emissões de gases de efeito estufa. O painel contará com a presença de Gustavo Rafael Collere Possetti, especialista em pesquisa e inovação da Sanepar e coordenador da Câmara Técnica de Tratamento e Esgoto da ABES; André Bezerra dos Santos, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis; e Bruno Casagrande Neves, representante da UNIDO, agência da ONU para o desenvolvimento industrial.

No dia 28 de maio, quarta-feira, às 14h15, no Auditório 4, o painel “Redes Inteligentes – A Transformação Digital no Saneamento” reunirá especialistas para discutir como a automação e as tecnologias digitais estão revolucionando o gerenciamento das redes de abastecimento de água, promovendo eficiência operacional e acesso equitativo para diferentes comunidades. O painel contará com a participação de Alexandre Diniz Marques, coordenador de automação da GNDI da Copasa; Eduardo Mendes, diretor executivo de tecnologia da AEGEA; e Marcia Sabino Duarte, superintendente de TI da Caesb.

Espaço COP Saneamento
O evento ainda contará com a estreia do Espaço COP Saneamento, uma iniciativa inédita dentro da FITABES 2025. O espaço nasce com a missão de inserir o saneamento como eixo estratégico da pauta climática internacional e será um ambiente dedicado ao diálogo entre governo, empresas, sociedade civil e academia. Com programação própria, o espaço vai receber debates, lançamento de propostas, iniciativas colaborativas e soluções tecnológicas voltadas à adaptação e mitigação das mudanças do clima.

“O saneamento tem um papel decisivo para o futuro climático do planeta. Não há justiça ambiental, transição ecológica nem desenvolvimento sustentável sem garantir acesso universal à água potável e ao esgotamento sanitário. O Congresso da ABES e a FITABES 2025 se colocam, mais uma vez, como plataformas fundamentais para articular conhecimento, tecnologia e compromisso social”, destaca Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

Com prestígio internacional e ampla participação multissetorial, o Espaço COP Saneamento reforça o papel do Brasil como principal agente no enfrentamento da crise climática, destacando a urgência de colocar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário no centro das estratégias globais de adaptação e mitigação.

Jornalistas interessados em cobrir o evento devem se credenciar aqui (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcwkfxwQ0ZbmHEuDrN9BTFIxWZlmn79XjerV8DMzqimubnkg/viewform).

SERVIÇO
Data: 25 a 28 de maio de 2025
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, DF
Programação completa e mais informações: congressoabes.com.br

Sobre a ABES
Fundada em 1966, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma das mais tradicionais e influentes entidades do setor de saneamento e meio ambiente no Brasil. Com representação nacional e atuação em todos os estados, a ABES promove conhecimento, articulação institucional e capacitação técnica com o objetivo de contribuir para a universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável do país.

Informações à imprensa
ABES – Pensata Comunicação
Angela Ruiz | angela@pensatacom.com | +55 11 93200-5454
Eduarda Ruzzene | eduarda@pensatacom.com | +55 11 99909-5450
Daniela Martins | daniela@pensatacom.com | +55 11 96626-6615

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89