Últimas Notícias

PNQS Ciclo 2023 celebra excelência e histórias de sucesso, com premiação dos melhores do saneamento

Empresas, especialistas, autoridades e profissionais do setor participaram do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento e da Cerimônia de Premiação. O Oscar do Saneamento aconteceu de 19 a 21 de novembro, em Atibaia-SP.

Uma celebração da excelência em gestão do saneamento. Assim foi o Ciclo 2023 do PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Considerado o “Oscar do Saneamento”, o prêmio, o único do gênero no mundo, é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES desde 1997, por meio do Comitê Nacional da Qualidade ABES, e tem como objetivo reconhecer as organizações da cadeia produtiva que se destacam neste âmbito.

O Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação do Ciclo 2023 aconteceram de 19 a 21 de novembro, na cidade de Atibaia/SP.

O seminário, nos dias 19 e 20, reuniu profissionais e empresas de todo o país para discutir perspectivas de gestão e qualidade no setor, recebendo palestrantes prestigiados, além das apresentações dos cases selecionados para as categorias do prêmio. Contou com a presença de alguns dos maiores especialistas do saneamento, presidentes e diretores das companhias e membros da Diretoria da ABES, como o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, e o secretário geral, Marcel Sanches, além dos coordenadores do Comitê Nacional da Qualidade em Saneamento ABES (CNQA), responsável pela organização do PNQS: Samanta Souza, coordenadora geral, Ana Malateaux, coordenadora adjunta, e Josivan Cardoso, secretário geral.

“O setor de saneamento mudou muito desde que o PNQS começou e eu penso que ele tem um papel nessas mudanças. O PNQS envolve a organização em todos os níveis, com profissionais e diversidade de responsabilidades e experiência”, ressaltou o presidente da ABES, durante o bate-papo no Talk Show PNQS 2023 (disponível no canal da ABES no YouTube).

Cerimônia de Premiação

No dia 21, a Cerimônia de Premiação contou com as presenças do prefeito de Atibaia, Emil Ono, e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende. Também participaram os representantes das empresas patrocinadoras desta edição do prêmio: Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea Saneamento; André Salcedo, presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp; Roberto Correa Barbuti, CEO da Iguá Saneamento; Marco Antônio dos Santos, diretor Técnico Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento – Sanasa Campinas; e Carlos Alberto Gontijo, diretor Comercial do Grupo Águas do Brasil; e Fillipo Di Cesare, CEO da Engineering do Brasil.  

O prefeito Emil Ono agradeceu à ABES pela escolha da cidade para sediar o importante evento. “Fico feliz de estar mais uma vez prestigiando, participando e rendendo minhas homenagens a todos os profissionais do saneamento básico,” declarou, destacando o avanço do saneamento pelo país. Finalizando seu discurso, Ono reforçou o convite para que o PNQS retorne à Atibaia no futuro.

Em sua fala, Natália Resende comentou sobre os números expressivos de candidaturas, organizações reconhecidas e finalistas do prêmio. “Demonstra como é importante trazer à tona assuntos que vieram se desenvolvendo ao longo do tempo, hoje foi muito falado dos nossos desafios olhando o todo, o saneamento, o novo marco”, frisou.

Marcel Sanches, secretário geral da ABES, na oportunidade representando o presidente Alceu Guérios Bittencourt, estendeu seus cumprimentos e agradecimentos a todas as autoridades, organizações, colaboradores e patrocinadores do PNQS Ciclo 2023. “Este é um momento importante onde reunimos profissionais, especialistas e entusiastas do setor para celebrar as conquistas e avanços significativos alcançados na gestão do saneamento básico do nosso país”, destacou. Ainda em seu discurso, Marcel relembrou o direito humano fundamental ao saneamento básico e salientou a importância de reconhecer e valorizar as pessoas e organizações que não medem esforços para evoluir e garantir um serviço eficiente de qualidade em todo o território nacional. 

A coordenadora do CNQA, Samanta Souza, destacou a evolução do prêmio ao longo de seus vinte e seis anos de existência. “Há treze anos, o perfil das empresas que estavam aqui era absolutamente distinto. Os desafios que o saneamento nos impunha eram muito diferentes daqueles que nós estamos trazendo”, afirmou, celebrando o processo de construção da edição de 2023.

Números que representam o sucesso do PNQS

Organizado pelo CNQA desde a sua criação, em 26 anos o PNQS acumula grandes conquistas: mais de 700 candidaturas recebidas, com mais de 400 organizações candidatas reconhecidas e mais de 150 finalistas. No Ciclo 2023 candidataram-se 36 organizações, de todas as regiões brasileiras, que estão concorrendo nas categorias AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental; principal premiação); SQFSA (Selo de Qualidade dos Fornecedores da Prestação de Serviços e Insumos de Saneamento Ambiental); IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental); PEOS (Prêmio de Eficiência Operacional em Saneamento Ambiental); e PGA (Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental).

Pactuando integralmente com a sustentabilidade socioambiental, o PNQS tem todos os princípios de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) incorporados em seu processo, especialmente no uso de matérias-primas sustentáveis na produção das placas, medalhas e troféus entregues às empresas reconhecidas e aos homenageados.

Conheça os premiados no Oscar do Saneamento pela excelência da gestão

Categoria IGS – Inovação da Gestão de m Saneamento Ambiental

Sabesp UGR Ipiranga – MCRE – GameFraude- Gameficação de Procedimentos na Irregularidade (Gabriel Alexandre Lima de Souza Seibarauskas)

Agreste Saneamento – Modelo de Gestão de Gente (Kayllane da Silva Teixeira)

Sabesp MLE Departamento de Engenharia de Operação Leste – Sistema de Suporte à Decisão em Gestão de Perdas 4.0 (Caroline Pereira Carvalho)

Categoria PEOS – Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental

Copasa – UNLE Unidade de Negócio Leste/ Capelinha – Gestão dos Extravasamentos de esgotos do SES de Capelinha (Nilton Gonçalves de Sousa)

Unidade de Gerenciamento Pirituba – MNU – Reduzir Perdas pela Curva ABC (Genival Abdias de Carvalho)

Sabesp – Unid. de Neg. Alto Paranapanema – RA – Previsão de Consumo de Energia Elétrica em 60 Minutos (Lucas Assis de Moraes)

Águas de Juturnaíba – CAJ Gerenciamento Sustentável de Resíduos Sólidos Operacionais (Edson de Assis Soares)

Categoria PGA | Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental

Sabesp – MOEC – Divisão de Controle Sanitário Oeste – Implantação de SGA em ETAs Aldeia da Serra e Vila Nova (Silvana Morales de Azevedo)

Reconhecimento Jornada da Excelência

Categoria MEGSA – Modelo de Excelência da Gestão no Saneamento Ambiental – Nível II Rumo à Excelência ESG: Sanasa Campinas

ABES INDEX ESG – Certificação pioneira no setor de saneamento ambiental – Nível Excelente Grau A: Grupo Águas do Brasil

Selo de Qualidade dos Fornecedores – SQF – Nível III Rumo à Excelência: Saint-Gobain Canalização

Reconhecimento Compromisso com a Excelência ESG Operadoras: Saneago

Saneago – Distrito Morrinhos
Saneago – Distrito de Porangatu
Saneago – Gerência Regional de Serviços de Palmeiras de Goiás
Saneago Gerência Regional de Serviços de Inhumas
Saneago – Distrito de Ceres
Saneago – Distrito de São Luiz de Montes Belos
Saneago – Distrito de Luziânia

Trofeú Quíron ESG Bronze – Operadoras

Concessionária Águas de Nova Friburgo – Grupo Águas do Brasil
Saneago – Distrito de Uruaçu
Saneago – Distrito de Planaltina

Nível B Primeiros Passos para a Excelência ESG – Operadora

Concessionária de Saneamento Ambiental Serra S.A

Nível I Compromisso com a Excelência ESG – Apoio

DESO – Gerência Sócio Ambiental GESA 

Nível l Troféu Quíron ESG Bronze – Apoio

DESO – Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ)

Nível II Rumo à Excelência ESG – Operadoras

Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande -Sabesp RT

Saneago – Distrito de Inhumas
Sanasa – Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento

Nível II Troféu Quíron ESG Prata – Operadores

Unidade de Gerenciamento Regional de Guarulhos – Sabesp MNO

Unidade de Negócio Alto Paranapanema RA

Nível II Troféu Quíron ESG Ouro Operadoras

Concessionárias Águas de Juturnaíba – Grupo Águas do Brasil 

Concessionária Águas Guariroba

Nível II Troféu Quíron ESG Prata – Apoio

Departamento de Planejamento Integrado e Relações Comerciais Leste – Sabesp MLI

Departamento de Engenharia Oeste – Sabesp MOE

Nível II Troféu Quíron ESG Ouro – Apoio

Departamento de Engenharia de Operação Leste – Sabesp MLE

Nível IIl Excelência ESG – Operadoras

Unidade de Negócio Centro – Sabesp MC
Agreste Saneamento – Iguá Saneamento
Atibaia Saneamento – Iguá Saneamento

Nível IIl Troféu Quíron ESG Platina – Operadoras

Concessionária Águas de Niterói – Grupo Águas do Brasil

Nível IIl Troféu Quíron ESG Diamante – Apoio Operadoras

Superintendência de Manutenção Estratégica – Sabesp MM

Nível IIl Troféu Quíron ESG Diamante – Operadoras

Copasa – Unidade de Negócio Oeste – UNOE
Copasa – Unidade de Negócio Norte – UNNT
Copasa – Unidade de Negócio Sul – UNLE
Copasa – Unidade de Negócio Leste – UNLE
Concessionária Águas de Pará de Minas – Grupo Águas do Brasil

Homenagens

A cada edição, o PNQS homenageia os profissionais que contribuem para seu sucesso. Este ano, foram entregues honrarias nas seguintes categorias: Examinador Destaque:

Sênior
Alipio Teixeira dos Santos Neto
Vinícius Alberto Adorno Vasílio

Examinador

Manoel Joaquim Pinto Neto

Examinador Estreante
Letícia Gonçalves

O troféus foram entregues aos homenageados pelos consultores do CNQA, Carlos Schauff e Rodolfo Candeia.

O PNQS 2023 também homenageou Oswaldo Serrano pela parceria e comprometimento com o PNQS nos últimos 25 anos. O Troféu foi entregue por Josivan Cardoso, secretário geral do CNQA.

Nercy Donini Bonato foi homenageada com a medalha Quíron pela participação decisiva na implementação e no aperfeiçoamento do PNQS. O troféu foi entregue pela coordenadora do CNQA, Samanta Souza.

Encerrando a série de homenagens do Oscar do Saneamento, o engenheiro Dante Ragazzi Pauli, ex-presidente nacional da ABES e coordanador da Câmara Temática de Comunicação da entidade, recebeu honraria da ABES/CNQA pelos anos de dedicação, parceria e comprometimento com o saneamento do Brasil. O troféu foi entregue pela coordenadora do CNQA, Samanta Souza.

Para celebrar o sucesso de mais um ciclo da premiação, a cerimônia de encerramento contou com um show especial de Luciana Mello e Simoninha, que entoaram clássicos da música popular brasileira eternizadas nas vozes de Djavan, Tim Maia, Jair Rodrigues, Beth Carvalho e outros tantos.

Evento carbono neutro

Em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a ABES realizou um mercado voluntário de carbono experimental durante o evento do PNQS Ciclo 2023. A iniciativa promoveu a neutralização das emissões de carbono dos participantes por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Acesse a galeria de fotos do evento

Durante o evento, foram realizadas 21 entrevistas com especialistas e profissionais do saneamento, que destacaram a importância da realização para o setor. Entrevistas do Talk Show PNQS 2023. Confira a playlist completa:

Confira a cobertura completa: Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2023: veja como foi o evento