Últimas Notícias

Palestra sobre PPPs e Concessões, promovida pela CTRH, celebra parceria entre ABES-SP e MBA PPP  

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Recursos Hídricos (CTRH), promoveu nesta quarta-feira, 30 de agosto, em parceria com o MBA PPP, a palestra “As Concessões no Brasil e as perspectivas para o setor de saneamento”. Realizado na sede da entidade, o encontro teve como palestrante o coordenador geral do MBA “PPPs e Concessões” e diretor de Programas da LSE Enterprise, Carlos Alexandre Nascimento.

Esta foi a primeira atividade fruto do convênio entre a ABES-SP e o MBA “PPP e Concessões”, curso de pós-graduação oferecido por uma parceria entre a LSE Enterprise (London School of Economics), a Faculdade de Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) e a Rede PPP, predominantemente no modelo de Ensino a Distância (EAD). Pioneiro no Brasil, o curso foi criado em 2016, com a proposta de contribuir para o desenvolvimento de projetos e concessões no país. Um dos objetivos é qualificar os profissionais que já atuam ou que venham a atuar em projetos e serviços que se baseiam nos modelos de negócios do tipo parcerias público-privadas e  concessões administrativas e patrocinadas (saiba mais aqui). Associados da ABES-SP terão 10% de desconto no valor total do curso. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do MBA (informando ser sócio da entidade) ou pela ABES-SP (comunicação@abessp.org.br).

“É uma satisfação celebrar esse convênio com uma instituição sólida e tradicional como a ABES”, disse Carlos Alexandre ao abrir a palestra. “É por meio de parcerias com instituições de referência em nível nacional que será possível divulgar esse curso para técnicos e gestores do setor, que com certeza terão interesse nesse curso de MBA lato sensu, por ser uma oportunidade estratégica para viabilizar investimentos e fomentar o desenvolvimento social e econômico no Brasil”, enfatizou.

Em sua apresentação, o palestrante traçou os principais conceitos dos modelos de negócio de PPPs e concessões, debateu e esclareceu dúvidas dos participantes. “São particularidades que afligem o setor. É importante que os profissionais possam identificar as melhores oportunidades e os principais desafios para que as empresas da área de saneamento e resíduos possam realmente se engajar nesse mercado”, afirmou. O especialista chamou a atenção para o momento pelo qual o setor de saneamento – resíduos sólidos, água e esgotamento sanitário – está passando. E as PPPs, de acordo com ele, “têm sido um instrumento para viabilizar aportes e que vai ser cada vez mais utilizado no setor. Ficar de fora desse entendimento é um risco”, alertou.

CTRH

Antes da palestra, o coordenador da CTRH e diretor da ABES-SP, Luis Eduardo Grisotto, falou aos presentes sobre a Câmara, criada no final de 2014 no contexto da crise hídrica que atingiu algumas partes do Brasil (principalmente a Região Metropolitana de São Paulo), e sua importância no cenário de saneamento no país. Grisotto destacou também a participação da CT no Congresso ABES Fenasan 2017, que acontecerá de 2 a 6 de outubro, no São Paulo Expo.  “Nosso papel é manter aquecidos e – se possível – aquecer ainda mais os investimentos e ações na área de saneamento, particularmente do saneamento ambiental e recursos hídricos no País”, ressaltou.

O Diretor também frisou que além de promover debates ao longo dos últimos três anos, a CTRH também produziu artigos científicos (um deles será apresentado no Congresso ABES Fenasan 2017), criou grupos técnicos para discussões técnicas específicas e trouxe palestrantes entre meteorologistas, engenheiros, representantes de secretarias estaduais e profissionais de recursos hídricos e saneamento. Ele explicou, ainda, que a CTRH possui representações em Foros Colegiados de Gestão dos RH (são 12 Comitês de Bacias, incluindo o PCJ e Alto Tietê, Conselho Estadual de Recursos Hídricos-CRH e Conselho Estadual de Meio Ambiente-CONSEMA). “A ABES-SP tem participação incisiva no cenário técnico e de planejamento do setor. Um dos objetivos principais é qualificar o debate tecnicamente e trazer as discussões para as reuniões mensais da CTRH”, disse.

ABES-SP e MBA PPP

Carlos Alexandre reforçou o significado da parceria ABES-SP e o MBA PPP. “É uma iniciativa muito importante para propiciar que os profissionais da área sanitária e ambiental possam se apropriar dos conhecimentos no âmbito das parcerias público-privadas e concessões, principalmente porque a ABES lida com o setor de saneamento e resíduos sólidos, que estão no foco das iniciativas públicas de parcerias e concessões em nível Nacional e com muitas oportunidades para os próximos anos”, afirmou.

Para o vice-presidente da ABES-SP e presidente da APECS, Luiz Roberto Gravina Pladevall, “a parceria é bastante importante para a ABES, tendo em vista que é um tema novo. E como o Calos Alexandre falou, é uma tendência no Brasil”. Salientou ainda “que recursos privados para ajudar na implantação de nova infraestrutura são essenciais. O país está sem recursos nos três níveis da administração pública: federal, estadual e municipal. E para desenvolver o País, precisamos de muitos investimentos. Há uma enorme carência de infraestrutura para ser implantada em diversos setores de logística e serviços básicos, especialmente no saneamento”, frisou Pladevall.

 

12 Comentários em Palestra sobre PPPs e Concessões, promovida pela CTRH, celebra parceria entre ABES-SP e MBA PPP  

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89