Últimas Notícias

Inovação no saneamento ambiental: um dos temas debatidos no 31º Congresso da ABES

Especialistas apresentaram tendências e tecnologias que facilitam o desenvolvimento da inovação nas empresas do setor de saneamento.

Por Equipe de Comunicação ABES

“Inovação no Saneamento Ambiental: gerando Valor, Sustentabilidade e Competitividade” foi tema de um dos painéis realizados, no dia 19 de outubro, durante a 31ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e FITABES 2021 – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental. Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

A moderação do debate foi realizada por Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que deu início ao evento agradecendo a ABES: “Falar sobre inovação aqui é uma prova de que ela deve estar em todos os segmentos. Quero parabenizar especialmente ao presidente da ABES, Alceu Guérios Bittencourt e a Selma Cubas, da ABES Paraná, pela realização deste encontro, que é um sonho adiado desde 2019”.

Em sua palestra, Henrique Vasquez Féteira do Vale, gerente do Departamento de Química, Metalurgia e Materiais da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, destacou: “Inovar por si só já é algo altamente desafiador. No caso do Brasil, demanda que as empresas sejam ambidestras, uma mão resolve os incêndios e a outra participa de um ecossistema de inovação e traça medidas de longo prazo. Fazer as duas agendas andarem ao mesmo tempo é um desafio enorme”, lembrou.

 

Rodrigo Regis de Almeida Galvão, diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu, abordou empreendorismo, economia, ambiente institucional, tendências para o futuro, tecnologias disruptivas, entre outros tópicos. “Precisamos entender o papel de cada um neste ecossistema e o papel do parque tecnológico é desenvolver, estimular, integrar instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais”, destacou.

“Estava com saudade desse ambiente de troca, de co-construção”, mencionou Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, ao abrir sua palestra. O executivo falou sobre a inovação para sustentabilidade, a inovabilidade aplicada ao setor de saneamento a partir das experiências da Sanepar.

Eder Sá Alves Campos, diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Iguá Saneamento, também parabenizou a organização do congresso: “Este é um importante fórum de troca. Temos que olhar o mundo”. O executivo salientou que a Iguá foi pioneira na inovação aberta no saneamento, em 2018.

A apresentação do painel foi realizada pelo coordenador adjunto da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Inovação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Pierre Siqueira.

 

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.   

 

 

 

7 Comentários em Inovação no saneamento ambiental: um dos temas debatidos no 31º Congresso da ABES

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89