Últimas Notícias

II Seminário Internacional de Perdas: em primeira Palestra Magna, especialista Alan Wyatt apresenta novas ferramentas para avaliação de perda de água

O debate contou ainda com a participação de Mônica Ferreira do Amaral Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp, Marcelo Depexe, da Gerência Processo Água da Sanepar, e Milene Aguiar, consultora do BIRD, com coordenação de Carlos Berenhauser, presidente da ENOPs Engenharia e coordenador CT Perdas da ABES-SP.

Por Rhayana Araújo 

Nesta terça-feira, 3 de agosto, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental deu início ao II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética. A primeira Palestra Magna do evento foi apresentada por Alan Wyatt, Consultor Independente, com o tema “Novas ferramentas para avaliação de desempenho de perda de água”. O evento é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP com a Câmara Nacional da ABES para esta temática estratégica.

Os inscritos no seminário podem acessar os conteúdos na plataforma do evento durante três meses (clique aqui).

A Palestra Magna foi coordenada por Carlos Berenhauser, presidente da ENOPS Engenharia e coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP. O painel teve como debatedores: Mônica Ferreira do Amaral Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; Marcelo Depexe, da Gerência Processo Água da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná; e Milene Aguiar, consultora do BIRD – Banco Interamericano Para Reconstrução e Desenvolvimento.

O convidado Alan Wyatt apresentou três ferramentas para a avalição de desempenho de perda de água e a melhor forma de se chegar à qualidade de dados, além de apresentar os indicadores e práticas dos Estados Unidos.  Alan Wyatt é um especialista em Gestão de Água com 40 anos de experiência e neste período já trabalhou em mais de 25 países, incluindo trabalhos no Brasil desde 2010.

Ao final do debate, o coordenador Carlos Berenhauser ressaltou a importância da realização. “O saneamento está passando por um momento único no Brasil, no qual a sociedade está começando a enxergar a sua importância e a ampla necessidade de investimento, não só em expansão da rede mas também em sua melhoria, e eficiência, sendo as perdas, no meu entendimento, o melhor indicador de eficiência operacional de um sistema”, disse. “Um evento como este, com palestrantes internacionais, como é o caso do Alan Wyatt, demonstra que a ABES está na liderança do aprimoramento do saneamento básico do Brasil”, completou Berenhauser.

Sobre o evento: O II Seminário Internacional de Perdas segue até a quinta-feira, dia 05 de agosto. Durante estes três dias, serão realizados uma série de webinares no período da tarde, em que especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil e do exterior compartilham conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

A série de webinares foi idealizada criteriosamente de modo a garantir a participação do público através de perguntas, e a apresentação de conteúdos teóricos e práticos pelos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.

2 Comentários em II Seminário Internacional de Perdas: em primeira Palestra Magna, especialista Alan Wyatt apresenta novas ferramentas para avaliação de perda de água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89