Últimas Notícias

Gestão de resíduos: especialistas discutem políticas de regionalização, consórcio e PPP no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos

Municípios que sequer possuem legislação específica sobre o tema; sustentabilidade financeira e alternativa eficiente para cobrança do serviço foram alguns dos pontos debatidos. 

As políticas de regionalização na gestão dos resíduos sólidos e como os consórcios e as Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem ser utilizados para otimizar recursos, melhorar a eficiência e promover investimentos no setor foram foco do Painel VI, realizado nesta quarta-feira, 8 de maio, segundo dia no 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Confira o álbum de fotos do evento.

O congresso, que reúne o 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e o IV Simpósio Internacional de Resíduos de Saúde, acontece até esta quinta (9) no formato híbrido, com participação presencial no auditório da FESPSP e transmissão online, em plataforma exclusiva.

A moderadora do painel “Políticas de Regionalização, Consórcios e PPP” foi Luciana Barreira, professora da FESPSP. Elcires Pimenta Freire, também professor da instituição, atuou como debatedor. Compuseram a mesa de debates Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema); Evaldo Azevedo, coordenador de Resíduos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Semil SP); e Beatriz Vilera, diretora técnica Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat). Hélio Suleiman, diretor-presidente da Fabhat prestigiou o evento.

De forma virtual participaram ainda, Pedro Alves Duarte, assessor técnico na Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (Seppi), e o consultor em saneamento, Silvano Silvério. 

Durante a discussão, foram explicitados alguns dos principais desafios para a gestão de resíduos. Municípios que sequer possuem legislação específica sobre o tema, sustentabilidade financeira, alternativa eficiente para cobrança do serviço, deficiência na capacitação técnica dos entes públicos e falta de documentos de referência que consolidem as melhores práticas no setor foram pontos destacados.

O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos conta com o patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), UTD Suzano, AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente e Envex – Engenharia e Consultoria, além do apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS). 

Confira a programação aqui

O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos ficará disponível para acesso dos inscritos por três meses após seu término.

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 INDO666 GAZA88 RATU89 JUDI89 INDO666 GAZA88 GAZA88 GAZA88 https://smyrnahome.org/about-smyrna/ https://lanella.com.au/about-us/ https://pureza.com.ar/molienda/ https://econsultoria.net/blog/ https://woocommerce.fast.com.ph/ https://www.abes-dn.org.br/contato/ https://pastas.pureza.com.ar/contacto/ https://www.sitfoundation.org/reginalcenter/ https://totaengsoft.sitfoundation.org/