Últimas Notícias

CT Resíduos Sólidos: Fortaleza receberá o XII Seminário Nacional em junho

Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES

Nos dias 9 e 10 de junho, a Câmara Temática de Resíduos Sólidos – CTRS da ABES, coordenada por Heliana Kátia Tavares Campos, em parceria com a ABES Seção Ceará, realizará o XII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos (SNRS). O evento, que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, paralelamente com a Recicla Nordeste, Feira da Indústria da Reciclagem e Transformação, contará, ainda, com o apoio do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará – SindiVerde.

Segundo Heliana Kátia, durante ano, a ABES, por meio da CTRS, vai protagonizar outros dois eventos internacionais sobre resíduos sólidos, aqui no Brasil. Os encontros, que acontecerão em Brasília – DF, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, também serão simultâneos: o “Simpósio Internacional Ecos da Sardenha” e o Pré – GRAL (Simpósio Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina)”.

O primeiro evento, conforme explica a coordenadora da Câmara, vai debater o tema dos aterros sanitários, que foi discutido no Simpósio Internacional da Sardenha 2015. Desta forma, o objetivo do Ecos da Sardenha é repercutir entre os países participantes o assunto abordado no encontro do ano anterior e avaliar o andamento da situação do Brasil, por exemplo, na questão dos aterros.

Já no Pré GRAL, os especialistas se reúnem para discutir os temas mais relevantes que deverão fazer parte do V GRAL, que será realizado no México, em 2017. Neste caso, serão debatidos aspectos da coleta seletiva, logística reversa, além da responsabilidade sobre a recuperação dos resíduos secos-embalagens.

Para Heliana Kátia, no entanto, o assunto-chave do momento, nos três encontros, considerando o cenário brasileiro, deve ser a questão da logística reversa. “O debate sobre a implementação da logística reversa de embalagens deve ser o ponto alto de discussão. Tanto o seminário nacional como os internacionais devem aprofundar sobre a responsabilidade de cada segmento na logística reversa de embalagens”, afirma.

Isso porque, salienta ela, pela lei brasileira, a responsabilidade é do portador, do gerador, do distribuidor, do comerciante. “O acordo que foi assinado entre a indústria e o Ministério do Meio Ambiente não representa a avaliação do setor, da ABES. Somos votos vencidos. Estamos questionando este acordo”, enfatiza a coordenadora da CTRS.

4 Comentários em CT Resíduos Sólidos: Fortaleza receberá o XII Seminário Nacional em junho

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89