Últimas Notícias

Dia Mundial da Àgua: JPS promoverá evento para discutir o alcançe dos ODS

Idealizada pelo Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Brasil, a iniciativa visa analisar criticamente as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das ONU, com um foco especial na interseção entre juventude e a gestão sustentável da água e o empoderamento feminino.

Celebrando o Dia Mundial da Água, A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) e o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo realizará, em 22 de março (sexta-feira), às 13h, o encontro “Água Juventudes & Saneamento – Um olhar estratégico sobre o alcance dos ODS”. Inscrições abertas aqui.

A realização conta com colaboração da Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden) e a Águas do Rio, concessionária do Grupo Aegea.

Em um ambiente inclusivo, o evento reunirá jovens, acadêmicos, profissionais do saneamento e sustentabilidade, representantes do terceiro setor e órgãos governamentais a participarem de discussões profundas e construtivas. A iniciativa visa analisar criticamente as metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, com um foco especial na interseção entre juventude e a gestão sustentável da água e o empoderamento feminino.

Os temas a serem discutidos no encontro promovido no Rio de Janeiro são de extrema relevância tanto no contexto local quanto global. Além disso, o evento conta com a interseção entre o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e as temáticas ligadas à juventude, à água, ao saneamento e à sustentabilidade, refletindo sobre os desafios urgentes que enfrentamos como sociedade, construindo e ofertando um espaço de diálogo entre a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil organizada na mobilização para promoção de mudanças efetivas e celebração ao dia Mundial da Água.

Eixos temáticos

Os eixos propostos destacam o papel dos jovens como agentes de transformação e inovação, enfatizando a importância de capacitá-los e envolvê-los para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Também é crucial analisar estrategicamente o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O empoderamento feminino é outro eixo importante, enfatizando a igualdade de gênero e a inclusão das mulheres nas posições de decisão e gestão sustentável da água e do saneamento, reconhecendo seu papel como líderes e agentes de mudança.

Por fim, o tema da “dignidade através da água” destaca a necessidade de acesso universal à água potável e saneamento básico, especialmente em comunidades marginalizadas e áreas urbanas informais, visando combater a pobreza e a exclusão social.

Globalmente, esses temas são centrais para alcançar os ODS e enfrentar desafios como mudanças climáticas, escassez de recursos hídricos e desigualdade social, enquanto no Rio de Janeiro, refletem os desafios enfrentados pela cidade.

Confira a programação completa:

RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89